E-commerce

Adquirente e subadquirente: o que é e quais são as diferenças?

A jornada de compra online exige uma boa estratégia, pensada para que o consumidor efetue a compra com sucesso no final em uma loja virtual. Isso quer dizer que essa etapa final precisa ser descomplicada e segura. Entenda a diferença entre adquirentes e subadquirentes e o papel desses meios de pagamento em e-commerces!

Adquirente imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

O comércio eletrônico tem mostrado a que veio e se consolidado com um dos segmentos mais promissores da economia brasileira nos últimos anos. Dados levantados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), indicam que o setor deve deve movimentar aproximadamente R$ 106 bilhões em 2020, o que configura um crescimento de cerca de 18%. 

Outro fator relevante nesse cenário é a quantidade de lojas virtuais em atividade no país atualmente. Um levantamento realizado pela Big Data Corp mostra que, até 2019, o país concentrava aproximadamente 930 mil e-commerces ativos, o que aponta um aumento de 37,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.

A cada ano que passa o setor se torna ainda mais competitivo, o que eleva o desafio para os negócios conseguirem  se diferenciar em meio à concorrência, mantendo um bom fluxo de vendas e uma estratégia focada no crescimento saudável da empresa. 

Vender online exige do lojista um linha de pensamento diferente do tradicional, realizado habitualmente em lojas físicas. Justamente por isso, um e-commerce é inteiramente pensado para que o cliente passe sozinho por uma jornada de compra completa. E esse processo todo precisa terminar da melhor forma, na hora de fechar a compra e realizar o pagamento, já no checkout da loja virtual.

Por ser a etapa final, o momento de efetuar o pagamento é um dos mais delicados de toda a jornada, pois é fase em que mais ocorre o abandono de carrinho. Então, esse precisa ser um processo muito bem estruturado no seu e-commerce e para garantir isso é fundamental entender os conceitos de adquirente, subadquirente e bandeiras de cartão — elementos que desempenham um papel determinante no momento de finalizar uma venda.

Separamos neste artigo os significados de cada um desses conceitos, suas principais vantagens e o papel que cada um deles representa no processo de vendas de um e-commerce. Vem com a gente!

Adquirente imagem descritiva

Qual o papel de uma adquirente?

As adquirentes são empresas responsáveis por liquidar transações financeiras por meio de cartões de crédito e débito. Para que seja possível processar essas operações, as adquirentes estabelecem comunicação com as operadoras de cartão e bancos emissores.

Depois que a compra efetuada é aprovada, a empresa adquirente fica encarregada de receber o dinheiro do banco credenciado e repassar ao lojista no prazo previsto em contrato, que geralmente é em até 31 dias.

Se o dono do e-commerce desejar ter um relacionamento direto com a adquirente, é necessário realizar um cadastro na empresa e seguir todas as regras estabelecidas por ela. Umas das grandes vantagens que esse modelo de pagamento oferece é que o custo por transação pode ser menor de acordo com a negociação realizada, o que significa que o lojista pode aumentar a lucratividade em cada venda.

Vale lembrar que as adquirentes possibilitam uma ligação sem intermediários entre o e-commerce e o banco e para garantir transações mais seguras e menos vulneráveis, é importante que o lojista contrate soluções antifraude para o seu negócio.

O que são as bandeiras de cartão?

Bandeiras de cartão como American Express, Mastercard e Visa, são os órgãos reguladores que definem as regras do mercado de cartão de crédito. Essas normas giram em torno da quantidade de parcelas em que é possível dividir um pagamento e também estabelecimentos em que cada bandeira é aceita, nacional e internacionalmente. 

Na hora de fechar a venda, a adquirente utilizada pelo vendedor faz a comunicação com a operadora de cartão, que por sua vez, entra em contato com o emissor, que então responde com a autorização da transação financeira. Nesse sentido, a bandeira de cartão tem a função de regular a utilização dos cartões, além de fazer uma ponte entre a adquirente e o banco do cliente.

O que são as subadquirentes?

As subadquirente, por sua vez, são responsáveis por fazer a intermediação dos pagamentos entre as partes envolvidas na transação financeira. 

Por conta da praticidade que oferece, esse tipo de meio de pagamento é muito utilizado por negócios de pequeno e médio porte, mas tem sido uma solução buscada por empresa maiores também, justamente porque através dela é possível começar a aceitar pagamentos online com apenas uma integração.

A empresa subadquirente faz a comunicação com as adquirentes, com serviços antifraude e a partir disso entrega para o dono do e-commerce uma solução completa e descomplicada.

Outra vantagem que as subadquirentes têm em relação às adquirentes é a sua facilidade de implementação, o que reduz custo e tempo de integração de forma considerável. Todo o processo se torna menos burocrático, pois o credenciamento com a operadora de cartão já foi realizado anteriormente.   

Atualmente a Juno é a subadquirente das maiores adquirentes do Brasil, com uma solução completa para o seu e-commerce aumentar a conversão de vendas de forma descomplicada e longe de burocracias. 

A Juno é uma plataforma que vai ajudar você a cuidar da saúde financeira do seu e-comerce.

Os valores recebidos ficam disponíveis no seu saldo online na Juno e você controla tudo isso usando uma interface intuitiva, pela plataforma no seu computador ou pelo aplicativo Juno para Android e iOS. Criar uma conta na Juno é completamente gratuito e o acesso pode ser feito tanto pela plataforma, quanto pelo App Juno, sem custo de mensalidade!

Na Juno, você vende por cartão de crédito com as menores taxas do mercado, sem custo de adesão ou de integração. Além disso, você só paga taxa quando recebe o pagamento e quando transfere os valores para a sua conta bancária.

Leia também: Conheça as novas taxas da Juno para vendas no cartão de crédito

A solução completa para você emitir cobranças e receber pagamentos, fácil e sem burocracia. 

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟