Meu negócio

A era digital na contabilidade

Também chamada de contabilidade digital, a era digital no setor contábil veio para desburocratizar os serviços contábeis e aumentar a produtividade nos escritórios contábeis. Saiba mais!

Contabilidade digital imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

No universo dos negócios, velocidade é palavra de ordem, e os consumidores esperam que os serviços acompanhem esse ritmo de demanda. Para o setor contábil esse cenário não é diferente e, ao contrário da visão tradicional de um escritório de contabilidade, repleto de pilhas de papéis e arquivos, empresas do segmento têm se tornado cada vez mais digitais. 

Esse movimento dentro da contabilidade ganhou o nome de era digital, justamente por romper com o modelo mais clássico dos escritórios contábeis. Também chamada de contabilidade digital, essa mudança nos serviços do mercado contábil vai muito além de uma simples troca de e-mails com os clientes. 

A partir da contabilidade digital é possível automatizar as rotinas burocráticas e resolver as tarefas mais comuns do escritório, como o cálculo de impostos e a geração de relatórios, em apenas segundos. 

Sem tantos processos burocráticos, a sua equipe ganha em produtividade, o que garante mais tempo para realizar consultorias estratégicas, além de aumentar consideravelmente o fluxo de atendimento aos clientes.

Saiba tudo que o seu escritório de contabilidade pode fazer a partir dessa modernização.

Contabilidade digital

O que é contabilidade digital?

A contabilidade digital consiste na otimização dos serviços contábeis por meio da internet e softwares online, agregando conceitos como a automação, inteligência artificial e análise de dados ao trabalho do contador.

Leia também: 5 Maneiras de se destacar no mercado de contabilidade

Esse processo significa agregar a tecnologia à profissão, e não substituir o profissional contábil por computadores e algoritmos, ao contrário do que muitos contadores pensam. A era digital na contabilidade não representa uma ameaça, mas sim uma série de oportunidades que se abre aos do meio.

O principal objetivo da contabilidade digital é digitalizar os processos contábeis para aumentar a eficiência e agilidade do escritório, o que melhora a conexão entre o contador e o cliente.

Vantagens da contabilidade digital

Aumento da produtividade

Com a contabilidade digital, é possível automatizar tarefas que antes levavam horas. Nesse sentido, as ferramentas e softwares que processam dados em segundos, auxiliam sua equipe no ganho de produtividade.

Maior acesso à informações

Uma das grandes vantagens da contabilidade digital é ter acesso à informações financeiras dos seus clientes em tempo real. Isso significa a possibilidade de acompanhar de perto as movimentações financeiras diretamente na conta bancária, além de monitorar o fluxo de caixa a qualquer hora e lugar.

Mais qualidade no atendimento

Outro benefício importante das soluções digitais para o segmento de contabilidade é a melhora significativa na qualidade dos serviços contábeis. Isso porque o contador consegue resolver tudo rapidamente e oferecer respostas assertivas aos clientes, além de estar sempre online para atender solicitações.

Gestão de documentos 

A contabilidade digital permite, o envio e recebimento de documentos para os clientes, ganhando uma velocidade e segurança muito maiores, além de se tornarem processos automatizados. Nas plataformas online, todos os arquivos podem ser facilmente compartilhados, visualizados e editados. 

Mais segurança

O aumento da segurança também é um ponto essencial da contabilidade digital, que oferece mais recursos para proteger dados sensíveis tanto dos clientes como do próprio escritório.

Como migrar para a contabilidade digital

Se o seu escritório ainda está na era do papel, chegou a hora de preparar sua migração para a contabilidade digital.

Saiba como fazer essa transição nesse passo a passo:

1. Mapeie as oportunidades de mercado

O primeiro passo para se tornar um escritório contábil digital é entender seu mercado atual e identificar as oportunidades. Além disso, é importante verificar o que os concorrentes estão fazendo para encontrar meios de se diferenciar na sua oferta. 

O primeiro passo para se tornar um escritório contábil digital é entender seu mercado atual e identificar as oportunidades. 

O mercado contábil é famoso por ser tradicional e romper com isso pode ser um grande diferencial para o seu negócio, mas também é um grande passo a ser tomado. Por isso, é fundamental entender como funciona essa nova forma de fazer contabilidade e avaliar quais as reais oportunidades para o seu escritório.

2. Entenda o seu público

A contabilidade digital funciona melhor com alguns públicos específicos, que já estão familiarizados com as inovações tecnológicas. Por isso, é importante conhecer muito bem seus clientes, para que seja possível mirar nas melhores oportunidades e selecionar prospects que têm mais interesse em serviços online. 

Um bom exemplo é pensar nos diferentes tipos de clientes que podem chegar até o seu escritório: nem todos eles vão estar abertos à soluções tecnológicas e podem preferir um modelo mais tradicional de contabilidade. É importante saber diferenciar o seu público e entender como ofertar o seus serviços da melhor forma.

3. Escolha as tecnologias

Escolher quais tecnologias são mais adequadas para o seu escritório é uma das etapas mais importantes da migração para a contabilidade digital.

Você vai precisar de uma boa plataforma de gestão contábil, capaz de integrar seu escritório aos seus clientes e organizar todas as informações em ambientes virtuais.

Mas, além disso, também é importante contar com ferramentas de comunicação, como o Skype, Hangouts ou Slack, por exemplo. Sistemas internos para gestão do negócio e, possivelmente, plataformas para gestão de tarefas, como é o caso do Trello e Runrun.it

Conte com a Juno para automatizar a gestão dos clientes e cobranças do seu escritório contábil de forma fácil e sem burocracia. Na aba de relatórios é possível acompanhar, de maneira intuitiva, como anda a saúde financeira do seu escritório contábil, tudo em um lugar só.

4. Treine sua equipe

Na contabilidade digital, os contadores continuam sendo os protagonistas e devem ser treinados para aproveitar ao máximo os recursos tecnológicos do seu escritório. Então, após implementar as ferramentas, é necessário pensar em treinamentos e capacitações para deixar sua equipe bem preparada e engajada.

Depois desse passo a passo, seu escritório vai passar a ser digital e otimizar tanto os serviços contábeis quanto o atendimento ao cliente. 

Gostou de conhecer a contabilidade digital? Deixe um comentário pra gente! 😉