Tecnologia

8 passos para integrar sua plataforma com a API da Juno

Com a API da Juno, você pode integrar o seu sistema ao nosso e oferecer para seus clientes a melhor solução financeira do mercado. Confira o passo a passo para integrar com a Juno!

API imagem descritiva
Tempo de leitura: 5 minutos

Gerenciar um negócio tem se tornado cada vez mais digital e automatizado, e acompanhar esse ritmo já deixou de ser um sinal de destaque e passou a se tornar uma verdadeira exigência do mercado.

Nesse cenário, as APIs, sigla para a expressão originalmente em inglês Application Programing Interface,  e que significa uma série de padrões de programação que formam uma interface de acesso a um app online, representam esse papel de diferenciação que as empresas precisam para se manterem competitivas.

De forma objetivo, uma API possibilita que duas ou mais aplicações diferentes conversem entre si, trocando informações e dados relevantes. Em APIs de pagamento, o objetivo desse processo é justamente facilitar com que negócios recebam de forma automatizada.

Com a API da Juno, você pode integrar o sistema do seu negócio ao nosso e oferecer para seus clientes, dentro da sua própria aplicação, uma série de soluções financeiras. 

Tudo isso acontece de forma descomplicada e transparente. Você programa o que vai usar da maneira que preferir na própria API. Neste artigo, você fica sabendo como integrar sua plataforma com a nossa API. Vem com a gente!

API imagem descritiva

Quais são os benefícios em integrar com a API da Juno?

Quando o assunto é receber pagamentos, é fundamental que esse processo seja o menos burocrático possível. E o objetivo principal de uma API é justamente facilitar a vida do gestor de um negócio, por meio de uma série de automações inteligentes.

Ao integrar com a API da Juno, você conta com notificações de pagamento, que são enviadas por meio de webhooks de notificação. O processo é muito simples:   você se inscreve e escolhe quais notificações quer receber. Ou seja, toda vez que o status de uma transação mudar na sua conta para confirmado, você recebe uma notificação.

Além de facilitar o pagamento do seu negócio, a integração da Juno também otimiza as suas transações, possibilitando diversas formas de recebimento, como boleto bancário e via Pix, cartão de crédito, QR Code e transferências entre Contas Juno.

A nossa API também oferece várias opções para movimentar o seu saldo, como a transferência para sua conta bancária e também para contas terceiras, por exemplo.

Para manter as finanças do seu negócio sempre em dia, é possível fazer uma gestão completa do seu saldo, com detalhamento dos pagamentos recebidos, visualizando entradas e saídas, além de fazer transferências via API.

Outra grande vantagem em integrar o seu sistema à Juno, é a possibilidade de emitir cobranças recorrentes no cartão de crédito, o que permite criar planos de assinatura e automatizar seus recebimentos.

Com as cobranças recorrentes no cartão de crédito pela API da Juno, você proporciona mais facilidade e comodidade para seus clientes na hora de oferecer serviços de pagamento. Isso aumenta as chances de fidelização e retenção dos seus consumidores.

Ao processar seus pagamentos recorrentes com a Juno, você garante que seus pagamentos serão feitos no período que você determinar e, de forma automática, o que ajuda a diminuir consideravelmente a inadimplência

Assim você consegue ter uma boa previsão de lucro e entradas no seu fluxo de caixa – afinal uma das vantagens desse modelo de negócio é aumentar a sua escala, em especial para produtos digitais. 
A integração da Juno também é muito vantajosa para marketplaces, pois oferece a funcionalidade de split de pagamentos, que possibilita a divisão dos valores recebidos de um ou mais pagamentos entre duas pessoas ou mais pessoas. Uma vez configurado no payload da transação, o valor é transferido automaticamente para as contas envolvidas no momento do pagamento compensado.

Por que integrar com a Juno?

Na sua versão 2.0, a API da Juno oferece uma série de soluções financeiras para o seu negócio. Conheça as principais funcionalidades da nossa integração:

Uma integração mais segura

A nossa API foi inteiramente construída com base em tecnologias atuais, visando principalmente a padronização de acesso e a segurança.

O processo é muito simples: você só precisa enviar suas credenciais e a gente envia um token de autorização, para então acessar os recursos da nossa API.

Criação de contas digitais

Você pode criar contas digitais de forma totalmente integrada, garantindo a escalabilidade de operações de ERPs e marketplaces.

Notificação de Eventos

Notificamos os eventos da plataforma via API, informando todas as mudanças de estado da sua Conta Juno. Isso é possível por meio da vinculação de webhooks, que é uma forma de recebimento de informações quando um evento acontece. 

Sandbox

Contamos com um ambiente de testes para você validar com segurança o processo de integração com a Juno, acompanhado por um Gestor de Contas.

O sandbox é um ambiente dedicado e preparado para homologação. Ele existe justamente para que você consiga testar todas as possibilidades e métodos que irá utilizar na sua aplicação antes de virar a chave por completo e passar para o ambiente de produção.

Nele você consegue entender todo o fluxo que envolve uma integração com a Juno, a partir de simulações de transações e pagamentos. 

Para começar a utilizar o sandbox, é preciso que você crie um cadastro no ambiente de homologação. Assim que isso for feito, você já poderá criar o Token Resource para começar a realizar operações via API.

A sua conta pode ser criada a partir de um CPF ou CNPJ, mas lembramos que não é possível ter mais de uma conta com o mesmo registro.

Consulta via Webhook

Por meio da API Juno, você pode consultar status de cadastro, cobrança, pagamento, cancelamento, estornos e transferências e assim manter tudo organizado e de forma simples.

Tokenização

Com o objetivo de facilitar o processo de geração de cobranças recorrentes, nossa API oferece a funcionalidade de tokenização dos dados do cartão de crédito de seu cliente. 

Para utilizar a funcionalidade é necessário que tenha sido obtido previamente o hash, que é um dado seguro, do cartão de crédito via biblioteca de criptografia.

API da Juno atende 100% soluções mobile, com SDK para iOS e Android, o que é um grande diferencial de mercado, pois o SDK, ou Kit de Desenvolvimento de Software, permite que os desenvolvedores criem aplicativos de forma nativa.

Leia também: 5 vantagens de integrar com a API de pagamentos da Juno

Como integrar com a API da Juno?

O principal objetivo da API da Juno, além de otimizar os pagamentos do seu negócio de forma inteligente e descomplicada, é possibilitar que essa integração seja simples. Confira o passo a passo para integrar com a Juno:

  1. Criar e validar a conta em Sandbox;
  2. Gerar os Tokens e credencial na conta Sandbox;
  3. Na API, gera o Bearer Token Sandbox
  4. Implementar recursos que serão usados, em Sandbox;
  5. Criar e validar a conta em Produção;
  6. Gerar os Tokens e credencial na conta Produção;
  7. Atualizar os endpoints para produção;
  8. Rodar integração normalmente em produção.

A documentação da API da Juno está disponível aqui.

Quer integrar com a Juno?

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟