E-commerce

6 dicas para aumentar a conversão de vendas no seu e-commerce

Aumentar as vendas é objetivo de todo negócio, principalmente de lojas virtuais, por conta da competitividade acirrada do segmento. Conheça as principais estratégias para a conversão de vendas no seu e-commerce!

Lojas virtuais imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

A otimização das vendas é o objetivo mais cobiçado de todo negócio, independente do seu tamanho, atuação ou até mesmo tempo de mercado. No segmento de lojas virtuais, essa meta fica ainda mais evidente, por conta da alta competitividade de concorrentes de mercado e preços entre as lojas virtuais. 

Para aumentar a conversão de vendas em lojas virtuais é preciso levar em consideração uma série de fatores, mas o elemento-chave que pode ser usado como ponto de partida nessa estratégia é a figura do consumidor. Afinal, ele representa um papel determinante na hora de fechar uma venda.

No entanto, as vendas de um e-commerce vão muito além da jornada do cliente em uma loja virtual, e entender as principais estratégias envolvidas no processo para aumentar a conversão de vendas é a forma mais assertiva para o gestor do negócio alcançar esse objetivo. 

Leia também: 5 dicas para reduzir custos no seu e-commerce

Confira as dicas pautadas na conversão de vendas do seu e-commerce e comece a vender mais online agora mesmo!

Lojas virtuais imagem descritiva

Principais estratégias para aumentar as vendas em lojas virtuais

Analisar o comportamento do seu público-alvo

Negócios já consolidados no mercado contam com seu público-alvo bem definido e suas estratégias são voltadas para atender às principais necessidades comerciais e demandas desses consumidores.

No entanto, o comportamento dos consumidores pode se transformar, ao longo do tempo, por uma série de fatores. Por esse motivo, é fundamental acompanhar constantemente o público-alvo da sua loja virtual, pois é possível que seus clientes priorizem determinado tipo de produto ou serviço. 

Dessa forma, é possível desenvolver estratégias promocionais assertivas, como descontos e fretes grátis, que ajudam na conversão de vendas do seu e-commerce.

Adaptar sua loja para a experiência mobile 

O perfil do público que consome online vem mudando ao longo dos anos. De acordo com um levantamento chamado Panorama do Comércio Móvel no Brasil, realizado pela Mobile Time em parceria com a Opinion Box, 85% do brasileiros que possuem smartphone, realizam compras via mobile.

Pensando nisso, o site da sua loja virtual precisa ser completamente responsivo e adaptável para a versão mobile, para que a experiência de compra do consumidor seja exatamente a mesma, tanto no site quanto na versão para smartphones.

Com o site do seu e-commerce responsivo, o consumidor consegue realizar compras e navegar pelos diferentes ambientes virtuais sem perder a qualidade de visualização e operação.

Monitorar a jornada do cliente

A jornada do cliente é fundamental para acompanhar e entender o comportamento do consumidor no seu e-commerce, pois é a partir dela que você conhece todo o caminho percorrido por ele no seu negócio, desde o primeiro acesso ao site até a conclusão da compra.

Dessa forma, é possível observar, de forma assertiva, qual é a percepção do público-alvo da sua marca, para então colocar em prática ações estratégicas para consolidar a venda, com base nos dados sobre o seu público-alvo. 

Desenvolvimento de uma estratégia omnichannel 

O conceito de omnichannel surgiu do novo perfil de comportamento do consumidor, que que busca muito mais do que uma compra na hora de escolher produtos ou serviços de uma loja, ele busca uma experiência. Isso significa que é preciso desenvolver um relacionamento mais estreito e assertivo com clientes e prospects nesse cenário.

Para ganhar destaque um e-commerce deve ser omnichannel. Essa estratégia significa a integração entre diferentes pontos de contato junto ao consumidor. Seu principal objetivo é garantir uma melhor experiência de compra, além de criar e desenvolver um relacionamento mais estreito com clientes e prospects

Na prática, isso significa integrar loja física e virtual em todos os aspectos:

  • Ferramentas tecnológicas;
  • Estratégias de marketing;
  • Treinamento dos funcionários.

Acompanhe as tendências de mercado

Vender mais significa também estar atento a fatores externos ao seu e-commerce, como por exemplo, o mercado em que ele está inserido e também em termos gerais. Isso porque o mercado está em constante transformação, o que pode impactar diretamente na forma como o público consome e também o que eles consomem. 

Justamente por isso, é fundamental observar produtos e serviços que estão em alta para utilizar as melhores estratégias e aumentar as vendas do seu site.

Oferecer mais opções de meios de pagamento 

Os meios de pagamento desempenham um papel determinante na decisão de compra. Isso porque a falta de opções que conversem com as quais o consumidor tenha acesso e também que caibam no seu bolso podem fazer com que ele abandone o carrinho. Isso significa que, na hora do pagamento de uma compra, essa diversificação ganha uma relevância ainda maior.

Leia também: Conheça os meios de pagamento mais usados no e-commerce

No momento de fechar uma venda, o cliente espera encontrar uma variedade de opções para pagar sua compra, e para se manter competitivo no mercado, é fundamental que sua empresa acompanhe as tendências dos meios de pagamento. 

Com a Juno, você conta com uma tecnologia financeira completa para o seu negócio, e oferece para o seus clientes não apenas o boleto bancário, como também o cartão de crédito e pagamentos via QR Code para cobranças recorrentes via API e em breve o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central!

Leia também: Conheça o Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central

Agora basta colocar essas dicas em prática e começar a vender mais na sua loja virtual!

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno ?