5 tendências do varejo online para 2021

Foto de Tatiana Michaud
Por Tatiana Michaud
8 min de leitura
13/05/2021

Se manter competitivo no mercado em 2021 não é tarefa fácil, mas o setor varejista do Brasil mostrou a que veio no ano passado, com um índice de crescimento de 3,4% em vendas. Para manter esse ritmo, separamos as principais tendências para o varejo online em 2021. Confira!

2020 foi definitivamente um ano que desafiou até o mais experiente dos gestores a manter o seu negócio competitivo. 

A mudança no comportamento do consumidor, provocada principalmente pela pandemia do  novo coronavírus, transformou também a maneira de vender e com o varejo brasileiro isso não foi diferente, justamente pela recomendação de distanciamento social da OMS para conter a transmissão acelerada do vírus.

Assim como no e-commerce, o setor varejista do país surpreendeu com um crescimento em meio à crise econômica que o Brasil vem enfrentando desde o ano passado. De acordo com dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as vendas no varejo cresceram 3,4%, porcentagem que configurou um recorde em agosto, sendo a quarta alta mensal seguida, após quedas influenciadas pela pandemia em março e abril.

Mesmo com esse crescimento, esse setor precisou lidar com períodos de portas fechadas em 2020, o que é já percebido também em 2021. Isso acontece por conta do aumento nos casos de COVID-19, que fazem com os municípios e estados determinem intervalos de restrição de horários de funcionamento e até mesmo lockdown por dias determinados. 

Esse novo cenário, ainda que temporário, atinge o setor comercial em cheio e, justamente por isso, foi essencial adaptar as formas de vender para garantir a sobrevivência no mercado. Para quem já vendia online, essa transição foi um pouco menos brusca, mas para o lojista do varejo físico, adaptar as vendas é fundamental para manter o negócio aquecido também neste ano.

Para te ajudar a manter as suas vendas, seguindo a tendência de consumo pela internet, separamos as principais dicas para vender mais no varejo online em 2021. Vem com a gente!

varejo online imagem descritiva

Varejo online x loja física

Como sempre, vender é o objetivo principal de todo negócio, independentemente se ele é físico ou online. No entanto, existem algumas diferenças fundamentais entre esses dois tipos de loja que podem mudar completamente a estratégia de conversão de vendas: 

Loja física

Quando o assunto é vender é uma loja física, a gente não pode descartar o fato um pouco óbvio que é abertura do espaço físico em si para começar a vender. Isso implica em um investimento inicial no negócio um pouco mais alto já na fase de abertura. 

Em contrapartida, o atendimento ao cliente presencial representa uma força muito grande de vendas. Outro ponto que joga muito a favor deste tipo de negócio, é o fato de que o cliente pode ver e, dependendo do tipo de produto, provar, ali mesmo na loja – processo que muitas vezes ajuda na decisão de compra.

Para quem vende online, a gente também dá a dica do que vai ajudar a alavancar o negócio em 2021:

  • Customer Experience: a experiência de compra representa um papel determinante no processo de retenção de clientes e, em tempos de distanciamento social, uma das principais tendências para manter o nível de atendimento ao consumidor é investir em Customer Experience, o já famoso CX.

Esse termo diz respeito à experiência de compra oferecida em todas as etapas que o seu cliente passa até realizar a compra e utilizar o seu produto, o que também inclui o processo de pós-vendas. É seguro dizer que o CX é o atendimento ao cliente na sua versão 2.0, com a função de não apenas entregar uma solução, mas fidelizar e criar uma boa experiência para o cliente.

  • Omnichannel: o conceito de omnichannel surgiu do novo perfil de comportamento do consumidor, que busca muito mais do que uma compra na hora de escolher produtos ou serviços de uma loja, ele busca uma experiência. Isso significa que é preciso desenvolver um relacionamento mais estreito e assertivo com clientes e prospects nesse cenário.

Para ganhar destaque, um negócio deve ser omnichannel. Essa estratégia significa a integração entre diferentes pontos de contato junto ao consumidor. Seu principal objetivo é garantir uma melhor experiência de compra, além de criar e desenvolver um relacionamento mais estreito com clientes e prospects.

Varejo online

Uma loja online, por sua vez, dispensa um investimento tão alto já na fase de abertura, mas esses custos precisam ser reservados para serem investidos em um futuro muito próximo com gastos com logística e estoque.

Como no varejo online não existe o atendimento ao cliente presencial, é preciso superar essa necessidade com uma estratégia muito bem delineada de atendimento por redes sociais, chat, chat bot, de forma muito agilizada e o mais personalizada possível. 

É fundamental disponibilizar fotos muito bem produzidas dos produtos, além de descrições muito completas, para compensar o fato de que o cliente não tem acesso ao produto antes de fechar a compra. Outro ponto que ajuda muito na conversão de vendas é exibir avaliações dos produtos de consumidores que já compraram. Isso traz confiabilidade e credibilidade para o seu negócio.

Principais tendências do varejo online para 2021

1. Delivery

Se até então o delivery esteve sempre associado a restaurantes, foi uma outra mudança que o setor comercial observou em 2020, e que promete se manter como tendência para os próximos anos.

Segundo dados divulgados pela Ebit | Nielsen, 72% da população brasileira passou a usar aplicativos de delivery de restaurantes e padarias, mercado, farmácias, lojas de bebidas e até mesmo de compras menos convencionais, como vestuário e acessórios.

2. Mobile commerce

Outra tendência do setor varejista que foi moldada pelos hábitos de consumo adquiridos durante a pandemia, foi um aumento exponencial de compras realizadas diretamente por dispositivos móveis como tablets e smartphones, por exemplo. 

Isso trouxe uma nova modalidade de venda, batizada de mobile commerce, que nada mais é do que a tendência de lojas de varejo e outros segmentos desenvolverem seus próprios aplicativos para a venda de produtos.
A popularização do mobile commerce, por meio de apps próprios ou mesmo de marketplaces, deve continuar crescendo também em 2021.

3. Shop streaming

O shop streaming, por sua vez,  conta com a tecnologia de transmissão ao vivo, como as lives de artistas famosos por exemplo, para realizar vendas de produtos. Desta forma, é possível apresentar vitrines e detalhes dos produtos oferecidos, como embalagens. 

Dentro dessa estratégia, além do desejo do consumo despertar por ser uma venda literalmente ao vivo, existe também o fator do artista em si ajudar a influenciar a compra.

4. BOPIS

O BOPIS, sigla para a expressão originalmente em inglês Buy On-line, Pick up In-Store, não chega necessariamente a ser um conceito novo de venda, pois já era possível realizar uma compra em um e-commerce e retirar o produto na loja física mais próxima, evitando assim o valor do frete e tempo de espera para que a encomenda chegue em casa.

No entanto, essa modalidade ganhou ainda mais força em meados de 2020 e promete continuar em ritmo de crescimento também neste ano. 

5. Realidade aumentada

A realidade aumentada parecia uma tecnologia mais presente no universo dos jogos do que no mundo das vendas. No entanto, em 2020, esse cenário começou a mudar com um aumento de vendas realizadas por meio de QR Codes.

Em 2021, esse tipo de tecnologia já não causa mais estranhamento na maioria dos consumidores brasileiros e vem com a promessa de ficar por muitos anos como um facilitador de pagamentos, além de funcionar como um link direto para sites, redes sociais, entre outros.

Novidades no mercado de meios de pagamento

Já que falamos sobre realidade aumentada e a possibilidade de receber pagamentos via QR Code, então temos uma tendência extra para o varejo online que conversa muito bem com isso. 

Com a chegada do Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos do Bacen, essa dinâmica ganha muito mais força e torna a vida tanto do lojista quanto do consumidor muito mais fácil na hora de fechar uma venda. 

Com pagamentos realizados 24 horas por dia, todos os dias da semana e do ano, o que inclui feriados e finais de semana, a novidade do Banco Central veio para ficar, e ela já pode ser implementada no seu varejo, físico ou digital, de forma descomplicada. 

Outra solução de pagamento que não chega a ser necessariamente uma novidade no mercado, mas que tem ganhado muita força nessa nova realidade de consumo com distanciamento social, é a venda por meio do link de pagamento. 

Com o Link de Pagamento da Juno, você vende pelas redes sociais ou WhatsApp e recebe dos seus clientes sem precisar de maquininha ou site! 

Alavanque as vendas do seu negócio com o Link de Pagamento da Juno!

Preencha o formulário abaixo e a nossa equipe entrará em contato!

Tipo de negócio
até 5/mês
até R$ 5 mil

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟