Meu negócio

5 Maneiras de se destacar no mercado de contabilidade

A área contábil está cada vez mais competitiva e ainda que essa seja uma ótima notícia para o mercado que se mantém aquecido, é importante que os escritórios de contabilidade se destaquem em meio à concorrência. Confira nossas dicas!

Mercado de contabilidade imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

O mercado contábil não para de crescer e se mostrar cada vez mais competitivo, o que com certeza é ótimo, mas levanta uma grande questão: como destacar o seu escritório de contabilidade em meio a esse cenário? 

Para contextualizar o tamanho dessa competitividade toda do setor contábil, é importante trazer dados para a discussão: atualmente, existem 69.778 escritórios de contabilidade no Brasil, segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Se formos afunilar ainda mais essa conta, são mais de 519 mil profissionais da área com o registro ativo até o momento.

Mas o que esse monte de números quer dizer, afinal? Se você é da área contábil, você já sabe a resposta para essa pergunta. Ainda que essa conta queira dizer que o setor anda muito bem, mostra o outro lado da moeda: é preciso buscar formas de sair na frente em um meio tão competitivo. Confira nossas dicas de como destacar o seu escritório de contabilidade no mercado. 

Mercado de contabilidade imagem descritiva

Como se destacar no mercado de contabilidade

A necessidade de se destacar da área contábil é fundamental, pois a concorrência  por si só já é significativa, e a eficiência de um escritório de contabilidade reflete não apenas na conquista de novos clientes, mas também na otimização dos serviços da equipe. Existem algumas estratégias para que tudo isso saia do papel e se torne uma realidade para o seu escritório de contabilidade:

Esteja atualizado na área contábil e fiscal

Um dos primeiros e talvez um dos principais passos para se manter competitivo no mercado é manter o seu escritório de contabilidade e também sua equipe sempre atualizados com as últimas mudanças nas regras contábeis e fiscais. 

O meio contábil vive em constante mudança e conseguir comunicar o que foi alterado aos clientes com o máximo de objetividade possível, sem deixar de lado a segurança no cumprimento e aplicação das legislações pode ser um desafio, que pode se perder em meio à rotina agitada da área.

Para que isso não aconteça, é importante contar com automações que mantenham os documentos do seu escritório sempre de acordo com as regras exigidas pelo Fisco.

Defina processos claros

Ter processos claros e bem definidos junto com a sua equipe é a estratégia chave para aproveitar da melhor forma os recursos do seu escritório, aumentando assim o desempenho do negócio como um todo. 

Quando falamos em processos, estamos falando tanto daqueles externos ao seu escritório quanto internos, como gestão da carteira de clientes e pagamentos, organização de documentos contábeis e fiscais e tudo mais que o seu negócio precisa para se manter funcionando da melhor maneira possível.

A boa notícia é que existem plataformas que fazem essa organização de forma simples e bem estruturada, o que vai garantir a execução dos processos e concenceder tempo livre para a sua equipe focar em outras atividades.

Ofereça uma boa experiência ao cliente

Além de manter as finanças do seu escritório em dia e organizar toda a papelada burocrática das empresas de seus clientes, é legal pensar fora da caixa e oferecer um serviço contábil fora do padrão. 

Para se diferenciar no mercado, os escritórios de contabilidade precisam aumentar seu foco na construção de um relacionamento com o cliente, baseado em serviços que sejam indispensáveis e eficientes para as empresas.

Uma ideia interessante é o ramo da assessoria contábil, que além de gerar credibilidade, pode uma boa aposta para criar um diferencial competitivo no mercado. 

Automatize processos

Gerenciar um escritório contábil não é tarefa simples: são muitos detalhes que tomam o tempo do contador, como realizar pagamentos, estar atento a datas de vencimento, mudanças de normas, inúmeros cálculos, entre muitos outros.

Por serem processos muito burocráticos, qualquer erro dentro dessa rotina atribulada pode causar grandes problemas para um escritório contábil, pois a responsabilidade fiscal das empresas fica por conta da figura do contador.

Para garantir que nada fuja do planejado na rotina contábil, é importante contar com o auxílio de plataformas que auxiliam na gestão do seu escritório, otimizando os processos e permitindo que sua equipe tenha tempo hábil para oferecer aos clientes um trabalho contábil mais qualificado 

Leia também: 5 ferramentas para gerenciar rotinas contábeis

Conte com uma solução de pagamentos

Falamos de automação de processos no seu escritório contábil como estratégia para se destacar no mercado e a parte de pagamentos é essencial para o sucesso do seu negócio, não é mesmo?

Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno é assim: você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação. 

Além disso, você pode fazer uma gestão de clientes e cobranças na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem uma visão holística da saúde financeira do seu escritório, com dados valiosos, como o faturamento dos últimos 7 e 30 dias, do mês atual e anterior, deste ano e também o faturamento total. 

Saiba como aumentar a eficiência do seu escritório contábil com a nossa trilha de conteúdos especializados em contabilidade. Para receber 4 materiais exclusivos, basta clicar aqui

Gostou das nossas dicas de como diferenciar o seu escritório de contabilidade no mercado? Conta pra gente nos comentários!