E-commerce

5 maneiras de aumentar o ticket médio da sua loja virtual

O ticket médio é uma das métricas mais importantes para mensurar o desempenho de uma loja virtual. Esse KPI, responsável por indicar o valor médio de vendas de um negócio, reflete como anda a conversão de vendas do seu e-commerce. Confira nossas dicas para aumentar esse importante indicador-chave de desempenho!

Ticket médio imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra, você só precisa dar o play! 😉

Gerenciar uma loja virtual exige um bom planejamento financeiro, sempre com foco no crescimento e otimização de recursos da empresa. Para isso, além de tocar a operação com maestria, o gestor do e-commerce precisa pensar em estratégias bem estruturadas para melhorar os números do negócio. 

Dentro dessa lógica, está uma das métricas mais importantes para mensurar o desempenho de uma empresa, o ticket médio. Esse KPI, é responsável por indicar o valor médio de vendas do negócio, e justamente por isso, ele não pode ficar de fora quando o assunto é gestão de e-commerce.

Para ajudar o seu negócio nesse processo, preparamos um conteúdo especial com as principais formas de aumentar o ticket médio na sua loja virtual. Confira!

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O que é ticket médio, afinal?

O ticket médio é um indicador-chave de desempenho (KPI) fundamental para analisar o sucesso de um negócio, e colocar em prática um plano de ações para aumentar a receita de uma empresa. Essa métrica determina o valor médio de vendas do negócio em um determinado período de tempo. 

Leia também: O que são KPIs e como eles podem ajudar o seu negócio?

Ainda que o ticket médio seja calculado a partir de um intervalo predeterminado, que pode ser de um mês, um semestre e até mesmo um ano, é importante considerar o histórico de medições do seu negócio para que seja possível acompanhar, da melhor forma, esse indicador e garantir um aumento de faturamento sustentável para a empresa. 

É natural avaliar o aumento do ticket médio como um sinal muito positivo para a empresa, pois significa que os clientes estão gastando os mesmo valores ou até mesmo quantidades maiores em cada compra.

Outro fator importante a ser considerado, é que existe uma facilidade comercial maior em vender mais para os clientes existentes do que conquistar novos clientes. Isso quer dizer que ações para aumentar o ticket médio são essenciais para alavancar o faturamento de um negócio.

Na hora de avaliar o ticket médio, é preciso considerar indicadores como margem de contribuição, rentabilidade, lucratividade e outras métricas da área de vendas, marketing e finanças.

Além de mensurar esse KPI, é fundamental acompanhá-lo com determinada frequência, com o objetivo de entender se o ticket médio vem aumentando, diminuindo ou se mantendo estável ao longo do tempo. 

Leia também: Qual a importância do ticket médio para o seu negócio?

Como calcular o ticket médio do seu negócio?

Para calcular o ticket médio é preciso dividir o faturamento bruto do seu negócio, em um determinado período de tempo, pelo volume de vendas. A conta vai ser a seguinte:

Ticket Médio = faturamento bruto / volume de vendas

Com a Juno, você não precisa se preocupar em fazer esse esse cálculo. Ao acessar o painel de relatórios na plataforma, é possível visualizar com facilidade o ticket médio do seu negócio, além de uma série de dados essenciais para acompanhar a saúde financeira da sua empresa. 

Dicas para aumentar o ticket médio da sua loja virtual

Frete grátis

O frete é um dos principais fatores que influenciam a decisão de compra do consumidor em um e-commerce. Pensando nisso, oferecer frete grátis para compras a partir de um valor mínimo, é uma ótima estratégia para aumentar a conversão de vendas, e consequentemente o ticket médio. 

Em termos práticos, se o ticket médio da sua loja virtual está na casa dos R$ 170,00, por exemplo, é possível aumentar esse valor a partir da implementação de frete grátis para compras acima de R$ 200,00. Pesquisas de comportamento do consumidor online apontam que os usuários da internet preferem adicionar mais itens ao carrinho para garantir a entrega gratuita.

É importante entender que o valor mínimo para o frete grátis não deve ser definido de forma deliberada, e sim calculado com base nas margens de lucro do seu negócio para não ficar no prejuízo.

Descontos progressivos

Trabalhar com descontos progressivos nas vendas, ou seja, quanto mais o cliente gastar na sua loja, maior será o desconto no valor total da compra, garante um aumento considerável no ticket médio do seu negócio. 

Uma forma de colocar essa estratégia em prática, é oferecer 15% de desconto a cada R$ 250,00, por exemplo. O ideal é estipular uma porcentagem máxima de descontos para evitar prejuízos para seu e-commerce.

Maior variedade de produtos e serviços

Aumentar o mix de produtos e serviços oferecido pela sua loja virtual pode ser uma ótima maneira de otimizar o ticket médio do seu negócio. Isso porque é forma de garantir que seus clientes encontrem no seu e-commerce exatamente aquilo que estão procurando, aumentando as chances de fechar uma venda.

Brindes e sorteios

Promoções, como brindes e sorteios, são ótimos gatilhos de vendas, e podem ajudar na meta de aumentar o ticket médio do seu negócio.

Da mesma forma que para frete grátis e descontos progressivos, é importante estipular um valor mínimo de compra para oferecer brindes e sorteios como condição especial de venda. Além de estimular o público a gastar mais para ter acesso aos benefícios, essa prática ajuda a aumentar a taxa de fidelização dos seus clientes.

Estratégias de fidelização do cliente

Realizar uma venda é o objetivo de todo negócio, mas fidelizar e reter clientes são estratégias realmente muito valiosas para qualquer empresa. Segundo o famoso autor da área de marketing, Philip Kotler, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais vantajoso do que conquistar um novo.

Para que isso se torne uma realidade para o seu negócio, é necessário realizar uma série de ações que vão desde o atendimento ao clientes, sua jornada de compra e entrega do produto, até estratégias de marketing digital, como e-mails marketing, por exemplos. 

Outro fator essencial nesse processo  é a estratégia de pós-venda. Depois de fechar a venda, a relação com o seu cliente não acaba e é exatamente nesse momento que é importante trabalhar as estratégias para fidelizá-lo.

Para isso, você pode implementar programas de fidelidade, disponibilizar descontos exclusivos, entre outras diversas ações que o aproximam da sua marca e aumentam o nível de satisfação do cliente. 

Ao entender o conceito de ticket médio, esse importante KPI para o seu e-commerce, e como obtê-lo de forma descomplicada na sua Conta Juno, você abre caminho para uma gestão muito mais assertiva da sua loja virtual.

O próximo passo é seguir as nossas dicas para aumentar a conversão de vendas e, consequentemente, o ticket médio do seu negócio, possibilitando a otimização do faturamento e fidelização de clientes.

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