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5 dicas para reter clientes no seu escritório contábil

A retenção de clientes é uma estratégia-chave para o sucesso financeiro do seu escritório contábil. Confira nossas dicas para aumentar a retenção do seu escritório de contabilidade!

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Tempo de leitura: 3 minutos

Prospectar novos clientes é um objetivo que todo gestor de escritório contábil precisa ter para garantir o crescimento do seu negócio. No entanto, essa não é a única estratégia a ser considerada na gestão de um escritório de contabilidade, pois a retenção de clientes pode ser muito vantajosa tanto para a saúde financeira da empresa quanto para manter uma boa imagem dos serviços contábeis prestados.

Leia também: Como atrair clientes para o seu escritório de contabilidade

 

Clientes que mantém um bom nível de relacionamento com empresas ajudam a disseminar uma imagem positiva do escritório e dos serviços prestados, o que ajuda no processo de atração de novos consumidores. 

O mercado de contabilidade como um todo ainda é muito operacional, o que faz com a estratégia de retenção seja pouco explorada pelos escritórios contábeis. Confira nossas dicas para reverter esse cenário investindo na retenção de clientes para o seu escritório contábil!

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Como reter clientes no seu escritório de contabilidade

Aposte no bom atendimento

A qualidade do atendimento é a ferramenta mais efetiva na estratégia de retenção de clientes para um escritório contábil. A matemática é simples: se o cliente tiver suas necessidades contábeis atendidas de forma ágil e eficiente, o escritório se torna cada vez mais bem visto e especialista na fidelização de seus clientes.

Outro ponto positivo no estabelecimento de um relacionamento é que a sua equipe passa a concentrar informações mais qualificadas sobre os clientes já fidelizados, o que possibilita uma redução de custos em termos de qualificação de base de clientes, além de garantir um atendimento cada vez mais personalizado.

Mantenha uma rotina administrativa

Não é segredo afirmar que o bom relacionamento com clientes tem relação direta com a qualidade dos serviços prestados. Em um escritório contábil, essa realidade não é diferente e os clientes são tão exigentes quanto em qualquer outro segmento. 

Para garantir a qualidade dos serviços contábeis que o seu escritório oferece, é importante manter uma rotina administrativa. Esse processo envolve: 

  • Fluxo de caixa;
  • Conciliação bancária;
  • Controle de contas a pagar e a receber;
  • Cobranças.

Se a rotina administrativa do seu escritório contábil não for mantida, além de correr o risco de comprometer os negócios dos seus clientes, você também pode perder a confiança deles. É importante estar com a casa em ordem para oferecer o melhor serviço contábil.

Cumpra os prazos de entrega

Estar sempre em dia com os prazos demonstra o compromisso do seu escritório com os negócios dos seus clientes. Boa parte da rotina contábil envolve orientar clientes para o cumprimento dos prazos de entrega de alguns documentos, o que possibilita que o escritório realize as entregas dentro do prazo estabelecido pelo Fisco. Esses documentos são: 

  • Notas; 
  • Recibos, 
  • Contas a pagar e a receber, 
  • Aumento de ativos e passivos. 

As empresas de contabilidade que entregam suas informações em dia para que os lançamentos sejam feitos pontualmente, garantem que os processos sejam realizados dentro do tempo legal, o que evita multas e problemas futuros.

É papel do contador lembrar seus clientes das datas de entrega dos documentos e uma forma de se diferenciar no mercado é elaborar um calendário de prazos personalizado para cada cliente, com os respectivos documentos e suas datas de entrega.

Ofereça serviços contábeis diferenciados

Muito além do bom atendimento, é importante buscar formas de se destacar no mercado da contabilidade justamente por conta do alto nível competitividade do segmento. Pensando nisso, uma estratégia-chave é oferecer serviços contábeis diferenciados para os clientes do seu escritório.

É importante buscar estar mais presente nos negócios dos seus clientes, principalmente no que diz respeito à tomada de decisão das empresas.

Ações como apresentar relatórios encorpados que dêem embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros e realizar visitas frequentes mostra interesse na empresa dos seus clientes.

Faça uma boa gestão da sua carteira de clientes

Com o seu escritório em pleno crescimento, é importante fazer uma boa gestão da carteira de clientes, incluindo tanto aqueles que você conseguiu reter e fidelizar quanto novos clientes, que foram atraídos com sucesso para os serviços contábeis da sua empresa. 

Mas fazer isso de forma eficiente não é tarefa fácil e toma um tempo considerável da sua equipe. Por isso, conte com a Juno para descomplicar a gestão da sua carteira de clientes. Você pode incluir novos usuários e separá-los por grupos, podendo ter uma visão geral de todos os clientes do seu escritório contábil em um lugar só. 

Gostou de saber como reter clientes no seu escritório contábil? Deixa um comentário pra gente! 😉