E-commerce

5 dicas para reduzir custos no seu e-commerce

Como anda a gestão de custos do seu e-commerce? Manter os gastos de uma loja virtual dentro do orçamento planejado pode ser um verdadeiro desafio. Confira as nossas dicas de como otimizar os custos no seu e-commerce de forma sustentável!

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Tempo de leitura: 4 minutos

Se destacar no vasto universo das lojas virtuais tem se tornado uma tarefa cada vez mais relacionada à gestão e boa parte disso tem a ver com manter seus custos no controle para que os investimentos do seu negócio sejam direcionados da melhor forma. Mas como reduzir custos em um e-commerce? Essa pergunta é capaz de tirar o sono de muitos donos de empresa. 

A boa notícia é que existe uma série de estratégias concretas capazes de otimizar os custos de uma loja sem perder o seu poder de conversão de vendas. Vem com a gente, separamos as principais dicas para reduzir os gastos do seu e-commerce, confira!

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Como reduzir custos no e-commerce

Negociar com fornecedores

Uma boa estratégia para reduzir os custos do seu e-commerce é analisar o investimento na aquisição de produtos ou matérias-primas para comercialização, pois essa é uma parte do orçamento responsável pelos maiores custos de uma empresa. Justamente por isso é essencial estar atento aos preços oferecidos pelos fornecedores.

Ainda que você já tenha relação comercial com alguns fornecedores, é sempre importante buscar opções mais em conta no mercado, mas que ofereçam qualidade semelhante e prestem um bom serviço. Outro ponto fundamental é negociar condições mais favoráveis para compras em quantidades maiores.

Adotar boas práticas de logística

Um aspecto que precisa ser cuidadosamente avaliado é a forma de entrega da sua empresa. Falhas como atraso na entrega ou erros no envio não podem acontecer e é preciso um bom planejamento de logística para que seus produtos cheguem da melhor maneira para seus clientes.

Por esse motivo, os processos de logística do seu negócio precisam ser organizados. Eles devem ser muito claros para o consumidor, práticos para a empresa, eficientes e com o melhor custo-benefício. Isso quer dizer que você pode contar com um parceiro para entregas mais ágeis, caso o cliente queira pagar a mais por isso. No entanto, a empresa não deve descartar opções mais baratas, que ofereçam o mesmo serviço, mas com um prazo maior de entrega.


O e-commerce tem algumas características diferenciadas que precisam ser levadas em consideração. 

O número de trocas das mercadorias em lojas virtuais, por exemplo, tende a ser alto, e isso implica em custos de logística para empresa, pois a maioria das lojas virtuais costuma oferecer a primeira troca como cortesia para os clientes. Por isso, é preciso contar com um bom sistema de logística reversa, garantindo a satisfação do consumidor.

Quando o assunto é frete, é necessário entender quanto esse processo custa para o seu negócio. Algumas lojas virtuais oferecem frete grátis, o que, geralmente, é uma boa estratégia. No entanto, é preciso analisar se essa ação é realmente vantajosa para a empresa ou se não está interferindo no lucro.

Manter uma boa gestão de estoque

O bom gerenciamento de estoque é essencial para o e-commerce. Em uma primeira análise, sua principal função é garantir que o cliente tenha acesso aos produtos e itens que solicitou e isso aumenta a conversão de vendas. Mas um estoque bem administrado é mais do que somente garantir que uma venda seja realizada. 

A boa gestão de um estoque pode evitar despesas com compras desnecessárias ou vendas perdidas por falta de armazenamento. Consequentemente, isso implica em uma boa redução de custos para o seu e-commerce.

Crie estratégias de fidelização e retenção de clientes

Realizar uma venda é o objetivo de todo e-commerce, mas fidelizar e reter clientes são estratégias realmente muito valiosas para qualquer negócio. Segundo o famoso autor da área de marketing, Philip Kotler, manter um cliente é de 5 a 7 vezes mais vantajoso do que conquistar um novo.

Para que isso se torne uma realidade para a sua empresa, é necessário realizar uma série de ações que vão desde o atendimento ao clientes, sua jornada de compra e entrega do produto, até estratégias de marketing digital, como e-mails marketing, por exemplo. 

Outro fator essencial nesse processo é a estratégia de pós-venda. Depois de fechar a venda, a relação com o seu cliente não acaba e é exatamente nesse momento que é importante trabalhar as estratégias para fidelizá-lo.

Para isso, você pode implementar programas de fidelidade, disponibilizar descontos exclusivos, entre outras diversas ações que o aproximam da sua marca e aumentam o nível de satisfação do cliente. 

Conte com a tecnologia 

Embora investir em tecnologia possa implicar em custos iniciais para a empresa, o retorno financeiro e a otimização de recursos que proporciona em processos internos é muito vantajosa para o e-commerce. 

A Juno conta com um plugin especializado para lojas virtuais, o Juno para WooCommerce. Com o plugin da Juno, você pode emitir cobranças via cartão de crédito e boleto bancário, tudo de forma integrada com o seu loja virtual. Funciona assim: seu cliente faz o pagamento no checkout da sua loja e o valor entra em nossa conta operacional, então transferimos os valores para qualquer conta bancária de sua escolha.

Leia também: Integre seu e-commerce com os plugins da Juno

Saiba todas as vantagens de utilizar o Juno para WooCommerce:

  • Checkout 100% transparente
  • Widget no admin com o saldo da sua Conta Juno
  • Efeito visual para o  seu cliente
  • Possibilidade do cliente salvar o cartão para compras futuras
  • Configuração da quantidade de parcelas disponíveis para vendas recorrentes
  • Definição de antecipação (ou não) de parcelas disponíveis
  • Configuração do título e descrição do meio de pagamento
  • Disponibilidade de uma página de agradecimento com código de barras visual e linha digitável para o cliente

O plugin da Juno para WooCommerce está disponível para download aqui

Ao reduzir os custos do seu e-commerce você se mantém competitivo no mercado, com uma boa oferta de produtos, além de elevar suas estratégias de fidelização e retenção de clientes.

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