Meu negócio

5 dicas para otimizar a sua gestão escolar

A gestão escolar é a melhor forma de evitar dois dos maiores problemas existentes no segmento educacional a evasão escolar e a inadimplência dos alunos. Separamos as principais dicas de como fazer a gestão de uma instituição de ensino, confira!

Gestão escolar imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

Quem atua no ramo escolar sabe que para garantir o sucesso e a saúde financeira de uma instituição de ensino é necessário colocar em prática uma boa gestão escolar. E quando falamos em gestão, muitos fatores precisam ser levados em consideração, como controle financeiro, planejamento, gerenciamento de funcionários, plano de aulas, entre outros.

Um dos principais objetivos da gestão escolar é evitar dois dos maiores problemas existentes no no setor: a evasão escolar e a inadimplência dos alunos. Afinal, o índice de desistência dos alunos e o atraso nas mensalidades impactam diretamente na qualidade de ensino, e também no planejamento orçamentário da escola.

Confira as nossas dicas para fazer a gestão escolar da sua instituição de forma sustentável e com foco na qualidade de ensino!

O que é gestão escolar?

De forma sistemática, a gestão escolar envolve diversas áreas da instituição com o objetivo estratégico de obter resultados, com foco principal na qualidade de ensino e desenvolvimento dos alunos. 

Para que isso se torne realidade, uma gestão educacional eficiente normalmente é dividida em seis pilares principais, que visam trazer a otimização de tempo e processos nas escolas por meio da autonomia financeira, administrativa e pedagógica.

O gestor escolar precisa pensar a instituição em sua extensão, com todas as áreas, respeitando a importância de cada setor e priorizando as metas determinadas para aquele período ou ano letivo.

É importante ter uma visão holística da instituição, com todas as suas áreas, dando prioridade para as metas definidas a curto, médio e longo prazo no ano letivo, respeitando a importância de cada setor.

Pilares da gestão escolar:

  • Gestão pedagógica;
  • Gestão administrativa;
  • Gestão financeira;
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão da comunicação; 
  • Gestão de tempo e eficiência dos processos.
Gestão escolar imagem descritiva

Como otimizar a gestão da sua escola?

É fundamental buscar uma linha de estratégia pensada para otimizar a gestão escolar, além de manter a boa intercomunicação e administração entre os pilares da instituição de ensino. Confira cinco dicas de como tornar a gestão da sua escola mais eficiente: 

Integração com a comunidade acadêmica

O grande diferencial do setor educacional é o relacionamento existente com a comunidade acadêmica. Formada por docentes, alunos e colaboradores, esse grupo precisa estar na mesma página para que o ambiente seja o mais favorável possível ao aprendizado.

Por esse motivo, o gestor educacional precisa estar sempre acessível a todos os envolvidos, além de promover a comunicação entre os diferentes membros da comunidade. 

Planejamento bem definido

O planejamento é a ferramenta chave para que todos os objetivos da escola sejam cumpridos de forma eficiente. É preciso fazer um levantamento detalhado de todas as necessidades, problemas e metas para definir um plano de ações a curto, médio e longo prazo.

O gestor escolar precisa considerar o ano letivo como um todo, pensando inclusive em situações emergenciais para ter na manga um plano de contingência, caso necessário.

Dentro do planejamento geral é importante considerar: 

  • Plano de ensino;
  • Quadro docente;
  • Planejamento financeiro;
  • Plano de contingência;
  • Vistorias previstas por lei;
  • Previsão de reformas de infraestrutura (se necessário);
  • Calendário anual (com datas comemorativas, feriados, recessos, férias escolares e de funcionários).

Leia também: Saiba como funciona o fluxo de caixa nas escolas

Foque na aprendizagem dos alunos

O principal foco da educação sempre vai ser a aprendizagem do aluno, independente da instituição de ensino ou metodologia. Nesse sentido, todas as ações da escola devem garantir um ambiente estimulante e adequado para que o aluno se desenvolva da melhor forma.

É fundamental que a gestão escolar não perca esse objetivo e mantenha a qualidade de ensino como sua principal meta. 

A tecnologia como aliada fundamental

Uma boa estratégia para garantir qualidade do ensino é investir em novas tecnologias na sala de aula. Tablets, realidade aumentada, inteligência artificial e até mesmo princípios da robótica se tornam grandes aliadas para a gestão educacional, pois são ferramentas que garantem que a sua escola se destaque no mercado, além de proporcionar técnicas inovadoras de ensino.

Além da tecnologia em sala de aula, é importante contar com softwares que automatizem os processos internos da escola, como a emissão de cobranças, por exemplo e gestão da carteira de alunos adimplentes e inadimplentes, por exemplo. A automação de processos permite que a equipe ganhe mais tempo para desempenhar atividades também importantes para o sucesso da gestão escolar.

Gestão financeira

Para garantir uma gestão financeira eficiente da sua escola é preciso manter o foco na redução de custos e equilibrar a saúde financeira da instituição. Para que essa estratégia funcione, é importante olhar para os gastos da escola e entender o que realmente é necessário e onde estão os rombos na conta.

Um dos principais furos no orçamento escolar é provocado pela inadimplência dos alunos, que gera um custo alto para a instituição. O gestor vai precisar de um time que controle quais são os alunos devedores, que entre em contato, que refaça as faturas de pagamento, etc. O ideal é contar com uma plataforma – como a Juno, que faça a gestão de alunos e cobranças de forma automática. 

Outra forma de reter custos é tornar a infraestrutura da escola mais econômica, com algumas mudanças estruturais que podem ajudar na economia e fazer diferença no orçamento.

Essas são dicas de economia, mas para fazer o planejamento financeiro, o gestor escolar precisa levantar todos os custos com infraestrutura, materiais, corpo docente e funcionários e junto com isso incluir os índices de inadimplência e evasão escolar, para então poder traçar um plano econômico anual para a instituição.

Como a Juno pode ajudar na sua gestão escolar?

Conte com a Juno para fazer a gestão dos seus alunos e cobranças. Além de poder emitir pagamentos recorrentes sem complicação, a nossa plataforma disponibiliza relatórios dos últimos 7 dias, últimos 30 dias, do mês atual e anterior, do faturamento anual e total. Dessa forma você consegue visualizar com facilidade como anda a saúde financeira da sua instituição de ensino. 

Você também conta com lembretes automáticos perto da data de vencimento, que são enviados para os alunos tanto por e-mail quanto por WhatsApp. Essa é uma ótima estratégia para reduzir o índice de inadimplência e os custos da sua escola. 

Com essas dicas, a gestão da sua instituição de ensino vai ganhar agilidade, garantindo maior saúde financeira para a escola e otimização dos recursos de forma sustentável.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟