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4 formas de aumentar o lucro do seu escritório contábil

A área contábil é uma das mais competitivas do mercado, e pensar em estratégias para aumentar o lucro em escritórios de contabilidade é um verdadeiro desafio. Veja as principais dicas de como aumentar a lucratividade do seu escritório contábil!

Lucro escritório contábil imagem descritiva
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Sem dúvida, traçar estratégias efetivas com o objetivo de aumentar o lucro é algo que todo tipo de negócio coloca em prática constantemente. Mas é natural entender que cada segmento do mercado tem suas especificidades e particularidades, como é caso da área contábil, considerada uma das mais competitivas atualmente. 

Até o final de 2019, o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) registrou 69.778 escritórios. Se formos afunilar ainda mais essa conta, são mais de 519 mil profissionais da área no período avaliado. Esses dados ajudam a ilustrar o tamanho do mercado contábil. 

Leia também: 5 Maneiras de se destacar no mercado de contabilidade

Com um mercado desse tamanho, se destacar e aumentar o lucro dos escritórios é um verdadeiro desafio, que envolve muita estratégia. Separamos as principais dicas para se manter competitivo e trazer mais lucratividade para o seu escritório de contabilidade, vem com a gente!

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Dicas para aumentar o lucro do seu escritório contábil

Tenha uma boa estratégia de precificação 

A precificação dos serviços contábeis está diretamente ligada ao lucro do escritório de contabilidade. Ainda que o segmento seja um dos mais competitivos do mercado, é importante pensar a precificação para que não impacte nas operações.

Quando a precificação é aplicada de forma correta, esse fator funciona como argumento na hora convencer clientes antigos e novos sobre o valor do seu escritório. 

Outro ponto a ser considerado é entender como está o seu preço em relação à concorrência. 

Se estiver muito abaixo dos valores oferecidos pelo mercado, uma estratégia a ser considerada é aumentar alguns honorários. Isso precisa ser informado com antecedência aos clientes do escritório, para que eles possam se programar para o acréscimo.

Por outro lado, se o preço que o seu escritório contábil oferece estiver na média, é importante, pesquisar quais diferenciais podem ser agregados ao atendimento que justifiquem os preços novos, para que essa alteração seja justa. Também é preciso considerar fatores como inflação e aumentos nos custos operacionais. 

Aposte na contabilidade consultiva 

A contabilidade consultiva tem representado cada vez mais um papel determinante na tomada de decisão para empresas, pois esse tipo de serviço contábil tem um caráter mais estratégico.

Ao oferecer a contabilidade consultiva, o escritório se coloca como um verdadeiro parceiro do negócio, o que estreita a relação com o cliente e aumenta as chances de fidelização e retenção. Esse processo é uma virada de chave nos serviços contábeis, que passam a serem vistos como parte do planejamento estratégico das empresas e se tornam mais do que apenas registros de dados contábeis, o que agrega muito valor ao escritório.

A proximidade que esse tipo de serviço contábil proporciona, possibilita um diagnóstico muito mais assertivo sobre a saúde financeira da empresa do cliente. Outra vantagem, é que a partir dessa metodologia, o escritório de contabilidade deixa de ter aquela fama mais voltada somente para resolução de burocracias e se torna uma consultoria especializada e estratégica.

Principais benefícios da contabilidade consultiva:

  • Retenção e fidelização de clientes;
  • Entrega de valor;
  • Redução de custos;
  • Inovação no mix de serviços.

Conte com a tecnologia

A área contábil é conhecida por ser tradicional em todos os seus processos, mas não contar com a tecnologia para otimizar a gestão é um erro que pode provocar prejuízos.

Gerenciar um escritório contábil não é tarefa simples: são muitos detalhes que tomam o tempo do contador, como realizar pagamentos, estar atento a datas de vencimento, mudanças de normas, inúmeros cálculos, entre muitos outros.

Por serem processos muito burocráticos, qualquer erro dentro dessa rotina atribulada pode causar grandes problemas para um escritório contábil, pois a responsabilidade fiscal das empresas fica por conta da figura do contador.

Para garantir que nada fuja do planejado na rotina contábil, é importante contar com o auxílio de plataformas que auxiliam na gestão do seu escritório, otimizando os processos e permitindo que sua equipe tenha tempo hábil para oferecer aos clientes um trabalho contábil mais qualificado.

Por isso é importante contar com uma solução de pagamentos e cobranças completa, fácil de usar e sem burocracia, que faça o trabalho por você. Com a Juno é assim: você emite cobranças e recebe pagamentos sem preocupação. 

Além disso, você pode fazer uma gestão de clientes e cobranças na plataforma, evitando inadimplência. Nossos relatórios permitem uma visão holística da saúde financeira do seu escritório, com dados valiosos, como o faturamento dos últimos 7 e 30 dias, do mês atual e anterior, deste ano e também o faturamento total. 

Outros tipos de tecnologia são essenciais para aumentar o lucro do escritório contábil ao otimizar suas atividades, como por exemplo: 

  • Software de gestão contábil: esse tipo de tecnologia é capaz de realizar tarefas burocráticas da rotina contábil, como o processo de escrituração de dados, por exemplo. Isso permite que a equipe foque em outras atividades mais relevantes para negócio, aumentando a produtividade do escritório como um todo, além de proporcionar ao gestor uma visão holística do negócio;
  • Chatbots: são robôs de automação que facilitam o atendimento aos clientes;
  • Digitalização de documentos e armazenamento em nuvem;

Ofereça um atendimento diferenciado 


A qualidade do atendimento é a ferramenta mais efetiva na estratégia de retenção de clientes para um escritório contábil. A matemática é simples: se o cliente tiver suas necessidades contábeis atendidas de forma ágil e eficiente, o escritório se torna cada vez mais bem visto e especialista na fidelização de seus clientes.

Outro ponto positivo ao estabelecer um relacionamento é que a sua equipe passa a concentrar informações mais qualificadas sobre os clientes já fidelizados, o que possibilita uma redução de custos em termos de qualificação de base de clientes, além de garantir um atendimento cada vez mais personalizado.

Muito além do bom atendimento, é importante buscar formas de se destacar no mercado da contabilidade, justamente por conta do alto nível competitividade do segmento. Pensando nisso, uma estratégia-chave é oferecer serviços contábeis diferenciados para os clientes do seu escritório.

É importante buscar estar mais presente nos negócios dos seus clientes, principalmente no que diz respeito à tomada de decisão das empresas. 

Ações como apresentar relatórios encorpados que dêem embasamento às tomadas de decisão com informações mais eficientes como balancetes mensais, evolução patrimonial, lucro ou prejuízo, entre outros e realizar visitas frequentes mostra interesse na empresa dos seus clientes.

Leia também: 5 dicas para reter clientes no seu escritório contábil


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