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4 estratégias de marketing digital para dropshippers

O dropshipping é uma das principais estratégias para otimizar a logística de e-commerces e marketplaces. Conheça as principais estratégias de marketing para esse tipo de negócio!

Dropshipping imagem descritiva
Tempo de leitura: 4 minutos

O e-commerce brasileiro tem apresentado um aumento constante nos últimos anos e em 2020 esse cenário não foi diferente. Com um crescimento de 47% no ano passado, esse segmento tem dado sinais de que em 2021 vai acompanhar o ritmo.

Segundo um levantamento realizado pela DHL, empresa de logística, o comércio eletrônico deve crescer, em média, 22% na América Latina. No Brasil, esse percentual deve chegar a 17%, deixando o nosso país atrás apenas do México no ranking, que tem uma estimativa de crescimento de 25%.

Dentro desse cenário mais do que promissor, existe uma série de fatores que precisam funcionar muito bem em conjunto para que os e-commerces possam se manter competitivos no mercado. 

Um dos fatores principais que influenciam no desempenho de lojas virtuais é o gerenciamento de estoque. Isso não significa necessariamente que esse processo precisa ser realizado somente pelo e-commerce ou marketplace, e essa é uma realidade tanto para negócios que estão em fase inicial quanto para aqueles que já estão consolidados, como é o caso da Amazon

Esse processo acontece por meio de uma estratégia chamada dropshipping, que permite que e-commerces utilizem o estoque de uma empresa terceirizada para otimizar seus recursos. Neste artigo você conhece as principais estratégias de marketing para dropshippers. Vem com a gente!

Dropshipping imagem interna

Como funciona o dropshipping?

Para o lado do cliente, o dropshipping é quase imperceptível. Ele vai acessar o site do e-commerce, colocar os itens que deseja no carrinho e ser direcionado para a página de checkout da loja online, como acontece habitualmente. Em alguns sites, especialmente marketplaces, é possível que apareça uma indicação do fornecedor, “entregue por empresa tal”. 

Depois que o pagamento da compra for confirmado, o pedido é então transferido para um dos fornecedores parceiros que vai dar início ao processo de logística de envio do produto em questão. 

A próxima etapa fica por conta do fornecedor, que vai separar a mercadoria no estoque e cuidar do envio para o cliente junto à transportadora. Esse processo todo é chamado de fluxo de dropshipping.

Por otimizar muito a estratégia de logística de lojas online, sem acarretar grandes custos com infraestrutura, o dropshipping pode ser muito benéfico para os negócios. Veja algumas vantagens desse modelo: 

Mais versatilidade de produtos: ao contar com vários fornecedores, é possível aumentar o leque de mercadorias oferecidas para os clientes, que aumenta as chances de satisfazer as necessidades de diferentes públicos;

Maior facilidade para negócios que estão começando: ainda que seja um método utilizado por grandes players do mercado, o dropshipping é ideal para e-commerces que ainda estão no começo da sua jornada, pois ele exige muito menos investimento em infraestrutura para começar a vendar;

Ampliar o público-alvo do seu e-commerce: com uma possibilidade de estoque maior, com mais versatilidade de produtos, é possível também aumentar o ICP, que é o Perfil Ideal de Cliente, estruturado a partir da criação e personas que representam o público-alvo do seu negócio.

Aumento do alcance geográfico: uma das principais vantagens que o dropshipping oferece, além da otimização de recursos, é o aumento do alcance da loja virtual. Por meio desse sistema de parcerias, é possível estabelecer fornecedores em regiões estratégicas do país, para atender clientes em nível nacional;

Redução de custos: essa vantagem é a mais perceptível no método do dropshipping tanto para o e-commerce quanto para o fornecedor, pois cada parte envolvida lida apenas com os custos do seu lado.

Principais estratégias de marketing para negócios de dropshipping

O dropshipping se tornou tão popular no e-commerce graças à soluções de marketing de performance que possibilitam maneiras avançadas de identificar e alcançar um público cada vez mais qualificado. Conheça as principais estratégias de marketing para trabalhar com esse tipo de negócio:

Colete avaliações e feedbacks de clientes

Uma estratégia que ajuda a fortalecer e trazer ainda mais confiança para o seu e-commerce é deixar avaliações e feedbacks sobre os produtos e serviços visíveis nas páginas do seu site. Dessa forma, consumidores vão realizar a compra seguros de que aquele item é realmente bom e de qualidade. 

Trabalhe com anúncios

Toda estratégia efetiva de marketing conta com investimento em anúncios, normalmente pelo Facebook e Instagram, Google Ads e em canais específicos que conversem com o público que consome no seu e-commerce. 

O objetivo principal é segmentar o público e alavancar as vendas, com uma comunicação assertiva e linguagem com gatilhos comerciais. 

Invista em conteúdo em vídeo

Desde de 2019, o formato de conteúdo em vídeo tem ganhado cada vez mais o  público. Por isso, uma essencial para aumentar as vendas do seu negócio de dropshipping, é pensar em vender o seu produto ou serviço por meio de vídeos criativos. 

Esse material pode ser mais simples, feito para ser divulgado no Instagram Stories da sua empresa, por exemplo, ou ainda um vídeo mais elaborado, com recursos de edição. Essa segunda opção, também pode ser divulgada pelas redes sociais, mas deve ser aproveitada no YouTube e em anúncios para garantir um alcance maior.

Desenvolva técnicas de SEO

Para que seu e-commerce ganhe cada vez mais visibilidade e confiabilidade no mercado, é fundamental investir em técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados de busca orgânica. 

Isso é possível com a criação de um blog, por exemplo,  que deve ser alimentado com conteúdos relevantes para o seu negócio e para o seu público-alvo. Mas lembre-se: não adianta criar conteúdos que não sejam relevantes e úteis para o seu público. Procure pensar no comportamento de busca do seu público antes de qualquer outra coisa 😉 

Como trabalhar com dropshipping?

Como qualquer outro tipo de negócio que tem a internet como base, o dropshipping depende de recursos tecnológicos e também de recursos humanos. Por isso, montamos uma lista para facilitar o seu planejamento do seu dropshipping, olha só: 

  • Trabalhe com fornecedores de confiança
  • Ofereça apenas produtos que podem ser entregues
  • Garanta a devolução da mercadoria
  • Invista em comunicação e relacionamento com o cliente
  • Acompanhe a entrega

Para garantir que os pagamentos entre todas as partes envolvidas nas vendas do seu negócio aconteçam da forma mais descomplicada possível, conte com o Multisplit da Juno, o sistema inteligente de split de pagamentos da Juno oferece uma série de vantagens exclusivas para o seu marketplace, confira:

  • Decida entre quantas pessoas dividir o valor total da venda;
  • Determine como acontece a divisão do valor recebido;
  • Escolha quem paga as taxas pela emissão da cobrança;
  • Tenha a liberdade de modificar o split de uma cobrança que ainda não foi paga.

Saiba mais sobre essa funcionalidade que vai aumentar a conversão de vendas da sua loja virtual.

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