E-commerce

4 benefícios do Business Intelligence para a sua loja virtual

O e-commerce brasileiro está em franca expansão e se destacar em meio à tanta competitividade é um verdadeiro desafio. Além de estratégias comerciais e de marketing muito bem estruturadas, é importante contar com o Business Intelligence para garantir destaque. Confira como funciona esse conjunto de processo!

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Se destacar no universo das lojas virtuais deixou de ser uma tarefa simples. Dados levantados pela ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), apontam que o e-commerce brasileiro deve movimentar movimentar R$ 106 bi em 2020, o que representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior.

De acordo com a própria ABComm, o impulsionamento do e-commerce pode ser explicado por fatores como o aumento de marketplaces, microempresas e compras por meio de smartphones. O ticket médio para lojas é de R$ 310, mesmo valor de 2019 e estima-se uma movimentação de de 342 milhões de pedidos, feitos por aproximadamente 68 milhões de consumidores.

Esse cenário mostra que, apesar de ser um mercado muito promissor, o setor do comércio eletrônico enfrenta um nível elevado de competitividade

Além de estratégias comerciais e de marketing digital cada vez mais estruturadas, é fundamental contar com processos de análise que proporcionem dados relevantes para o crescimento sustentável do negócio. É justamente esse o papel do Business Intelligence. Entenda o que é e como utilizar esse importante conjunto de processos que pode ajudar o seu e-commerce a ganhar destaque!

O que é Business Intelligence

Embora seja constantemente confundido com uma ferramenta, o Business Intelligence não é um software – ainda que dependa de sistemas robustos para processar informações e entregar resultados – mas sim um conjunto de processos baseado em coleta, análise, organização e acompanhamento de dados, utilizado com o objetivo de medir a saúde financeira e o crescimento de uma empresa, além de ser peça-chave na tomada de decisões.

Leia também: O que é Business Intelligence?

O Business Intelligence, expressão em inglês para Inteligência de Negócios, é composto por três pilares principais:

  • Coleta de dados: tudo o que acontece na empresa é analisado para identificar pontos determinantes, como produtividade, aproveitamento de oportunidades, gargalos, reputação no mercado, etc.;
  • Organização e análise: os dados captados em cada ação do negócio são organizados em um banco de dados e apresentados de forma visual, o que facilita a análise dos tomadores de decisão;
  • Ação e monitoramento: os gestores tomam decisões com base nas informações analisadas e monitoram seus resultados para verificar estão sendo bem-sucedidos.

O pulo do gato para negócios negócios em expansão está justamente na capacidade que o Business Intelligence tem criar formas para que a empresa se mantenha competitiva mesmo em mercados saturados e desafiadores.

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Vantagens do Business Intelligence para seu e-commerce

O Business Intelligence pode ser aplicado em qualquer tipo de negócio, independente do tamanho ou área de atuação, pois a análise de dados é muito benéfica para o crescimento das empresas. Quando o assunto é e-commerce esse conjunto traz uma série de vantagens capazes de alavancar a loja virtual e elevar o seu nível de concorrência, confira:

Otimização de estoque

O Business Intelligence oferece variados dados a respeito do seu negócio, como por exemplo, informações que ajudam a entender o comportamento e a jornada de compra dos seus clientes. 

Esse tipo de dado é muito valioso para a logística e otimização do estoque do seu e-commerce, pois possibilita gerir seu inventário e melhorar os prazos de entrega para fidelizar o clientes e prospects. Além disso, auxilia no entendimento de sazonalidade, para que o negócio se prepare para momentos de pico de vendas.

Existem muitas ferramentas de Business Intelligence que ajudam no controle de dados sobre as vendas e estoque das lojas virtuais. Com a ajuda de softwares, você otimiza seus custos de armazenamento, evita situações de estoque parado e garante a melhoria dos processos internos, o que permite melhorar a qualidade do relacionamento com seus clientes e prospects.

Redução de custos

A partir da otimização na gestão do estoque, é possível observar um maior controle nos custos do e-commerce. Nesse sentido, a Inteligência de Negócios permite análise a uma série de dados que aumentam a eficiência da comunicação com os clientes e deixa os processos internos mais ágeis, melhorando a produtividade da equipe. 

O grande impacto do Business Intelligence está no aumento da lucratividade do negócio.

Estratégias mais assertivas 

Um dos grandes trunfos do Business Intelligence é trazer dados e informações reais para o negócio, o que afasta qualquer possibilidade de achismo ou palpite. Isso proporciona maior assertividade e segurança para as estratégias da empresa.

Desenvolvimento de uma estratégia omnichannel 

Para ganhar destaque um e-commerce deve ser omnichannel. Essa estratégia significa a integração entre diferentes pontos de contato junto ao consumidor. Seu principal objetivo é garantir uma melhor experiência de compra, além de criar e desenvolver um relacionamento mais estreito com clientes e prospects

E é justamente nesse ponto que o Business Intelligence ganha relevância, pois a partir dos dados que entrega, o negócio compreende o potencial de todos os canais de venda e aproveita ao máximo cada um deles.

O Business Intelligence tem a capacidade de aumentar o potencial competitivo do seu e-commerce, além de otimizar a conversão de vendas, melhorar relacionamento com o consumidor e muito mais! Aposte nessa estratégia para fazer com que a sua loja virtual cresça de forma sustentável. 

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