Materiais gratuitos

15 ferramentas para prestadores de serviço

Para ajudar você no seu negócio, separamos 15 ferramentas que todos prestadores de serviço pode aproveitar. O melhor: são baratas ou gratuitas!

Por Time Juno
15_ferramentas_para_prestadores_de_servico
Tempo de leitura: 4 minutos

Prestadores de serviço precisam estar sempre apoiado por ferramentas, softwares e soluções que ajudam a organizar, criar e otimizar os projetos. Contudo, em uma empresa pequena ou como microempreendedor individual, nem sempre dá para incluir pacotes de programas ou funcionalidades no orçamento. Para ajudar você no seu negócio, separamos 15 ferramentas baratas ou gratuitas que todos prestadores de serviço pode aproveitar. Confira:

15 ferramentas acessíveis para prestadores de serviço

Google Docs

Com o Google Docs, você mantém seus arquivos sempre em nuvem. Tendo fácil acesso aos documentos caso precise mudar de computador ou checar algum documento da empresa de um local remoto. Ele garante um backup de tudo e faz com que todos os funcionários tenham acesso à última versão de documentos. Dessa forma, ninguém corre o risco de ficar por fora do que está acontecendo com o cliente ou projeto. Além disso, as funcionalidades não se restringem aos arquivos de texto. Também é possível criar planilhas, apresentações, formulários e desenhos com o mesmo endereço de e-mail.

Mailchimp

A versão gratuita do Mailchimp oferece pouco espaço e permite enviar um número limitado de e-mails. Mas as opções que você pode assinar, possuem bons preços, além de ter um aumento gradativo. Você paga por mais espaço conforme utilizar. Ou seja, quando a quantidade de inscritos na newsletter crescer, enviando mais e-mails e criando diferentes campanhas digitais. Essa ferramenta é um bom investimento porque permite que você controle a abertura e cliques dos e-mails, programar envios em momentos que o escritório está fechado e deixar seu mailing reunido em um único lugar.

Typeform

Nesse site, você pode criar formulários para pesquisa de mercado, participação dos clientes nos projetos da marca ou captação de e-mails e outras informações de contato. A ferramenta é bem simples, com um design intuitivo, além de oferecer personalização, diferentes formatos de pergunta e campos para preenchimento. A versão free tem algumas limitações, mas já dá para garantir a credibilidade do seu negócio. Você deixa os seus questionários com a cara da empresa e aumenta a confiança das pessoas na hora de passar dados ou fornecer respostas.

MoodBoard

Criar um painel semântico fica mais fácil com essa ferramenta. Reuna referências do zero ou utilizar um dos diversos modelos que o site oferece. Ótimo para apresentar ideias em uma reunião de equipe ou mostrar um novo projeto ao seu cliente.

Trello

Organizar as tarefas, os processos da empresa e demandas de cada pessoa ali dentro é uma parte essencial para prestadores de serviço (seja com um funcionário, um fornecedor ou você mesmo). Com o Trello, dá para otimizar todas as etapas de um projeto e atividades do dia a dia, com a possibilidade de configurar lembretes para prazos, nível de urgência da tarefa e pessoas responsáveis.

Google Trends

Como o nome da ferramenta já evidencia, o Trends é capaz de explorar as principais tendências de mercado, informação ou entretenimento. Basta escolher um tópico em alta ou pesquisar por um termo que a plataforma indica as reportagens relacionadas, o grau de interesse do público ao longo de um determinado período, a quantidade de artigos publicados e muito mais.

Squarespace Logo

Precisa de inspirações para a identidade visual da sua empresa ou de um cliente? Quer explorar as possibilidades de logo, antes de criar algo? O Squarespace permite que você trabalhe em um editor online, voltado ao design de marcas. E vale explorar todo o site também: eles oferecem diferentes ferramentas e templates para criação de seu site, app ou loja virtual.

Canva

O Canva é uma excelente ferramenta para criar peças de design impressas ou digitais. Com ele, você consegue explorar modelos de cartões, banners, publicações para redes sociais e diversos materiais de divulgação sem precisar de programas como o Photoshop. Além de ter muitas opções gratuitas, você pode personalizar os templates como quiser e garantir imagens com um design incrível.

Hemingway

O autor norte-americano deu nome e inspiração ao site. Aqui, você consegue editar seus textos de uma forma rápida, deixando-os bastante objetivos. Ideal para quem precisa trabalhar melhor descrições de produtos, textos para sites ou quer dar uma nova cara às suas produções escritas.

Similar Web

Quer fazer um estudo de como estão os outros prestadores de serviço ou oferecer dados exatos ao seu cliente? O Similar Web consegue analisar sites e páginas em poucos segundos. Mostra o número de acessos, interações e crescimento daquilo que você escolher comparar. A versão gratuita já disponibiliza diversas informações, que podem ser muito bem aproveitadas por quem trabalha com marketing digital, logística de e-commerce e outros negócios da web.

Graphic Burguer

Esse site é um dos favoritos dos prestadores de serviço de design. Nele, você encontra diversos templates, modelos, inspirações e downloads gratuitos, que permitem explorar mais as peças oferecidas ao cliente ou publicadas pela sua empresa.

HelloBar

O HelloBar consegue otimizar a captação de e-mails para sua newsletter, explorar mais o tráfego do seu site e chamar a atenção do público. Personalizáveis, as barras são atreladas ao MailChimp e conseguem divulgar de campanhas de e-mail marketing a lançamento de produtos. Basta configurar, associar a ferramenta ao seu site e aproveitar o que ela oferece. Mas fique atento: a versão gratuita do HelloBar também insere alguns anúncios na página.

Broken Links

Para quem oferece serviços, é muito importante manter sites e redes sempre atualizados. Tanto para que os clientes possam ter acesso ao seu portfolio, quanto para depoimentos de outros clientes e contato. Com essa ferramenta, você consegue descobrir quais são aquelas páginas que estão fora do ar e se algum link está redirecionando para o conteúdo errado. Dessa forma, otimiza seu site e deixa tudo funcionando.

CamScanner

Os departamentos financeiro e administrativo trabalham com inúmeros documentos – até mesmo quando tudo isso se concentra em um só profissional, como é o caso de quem é MEI. O CamScanner auxilia prestadores de serviço na organização de documentos impressos. Você pode digitalizá-los de uma forma simples e, ainda, atrelada ao DropBox, redes sociais e servidores de e-mail.

Juno

Aqui na JUNO, você consegue automatizar cobranças. Além disso, pode concentrar todos os pagamentos em uma única plataforma e oferecer mais facilidade aos seus clientes. Você não precisa se preocupar em gerar boletos todos os meses. O que convenhamos, faz você perder um bom tempo do seu dia. As pessoas que você atende ficam mais seguras na hora de fechar um negócio, e podem realizar o pagamento da forma que preferirem, sem a burocracia ou taxas de transferências e depósitos.

Conhece alguma outra ferramenta? O que acha que pode auxiliar prestadores de serviço? Deixe seu comentário! 😉