E-commerce

10 livros sobre e-commerce que você deveria ler

Vender online já não é uma novidade no mercado, mas converter vendas e se manter competitivo neste segmento é um grande desafio comercial. Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é investir em conhecimento técnico e especializado. Confira essa lista de livros essenciais sobre e-commerce!

livros sobre e-commerce imagem descritiva
Tempo de leitura: 6 minutos

Nos últimos anos, o e-commerce brasileiro tem surpreendido gradativamente com sua capacidade de crescimento no mercado. Só em 2020, esse segmento da economia apresentou um aumento histórico de 47% nas vendas, o maior registrado nas últimas duas décadas.

Ainda que o crescimento do comércio eletrônico fosse uma tendência de mercado, o número atingido pelo segmento em 2020 surpreendeu até mesmo os maiores especialistas em economia. 

Boa parte desse crescimento acelerado pode ser explicado por uma mudança no comportamento do consumidor brasileiro

Além de ter acompanhado uma tendência já prevista de consumo, esse aumento acelerado também foi explicado por uma mudança no comportamento do consumidor provocada pela pandemia do coronavírus. O brasileiro já consumia bastante pela internet, mas já na primeira metade de 2020, esse cenário se intensificou ainda mais.

Por conta do distanciamento social amplamente recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), os hábitos de compra online ganharam uma nova dinâmica. 

De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), mais de 150.000 lojas online foram criadas entre março e julho no Brasil. O mesmo levantamento apontou que, entre janeiro e junho de 2020, os consumidores brasileiros realizaram cerca de 90,8 milhões de compras pela internet.

Para quem tem loja online, ainda seja muito promissor, esse cenário também significa um alto nível de competitividade. Existem muitas estratégias para sair na frente nessa corrida, mas com certeza uma das mais fundamentais está em apostar em conhecimento técnico e específico.

Separamos os principais livros que não podem ficar de fora da sua lista se você quer se destacar nas vendas online. Vem com a gente!

livros sobre e-commerce imagem descritiva

Principais livros para converter vendas em e-commerces

Criamos uma lista de livros que funciona tanto para quem está começando agora no competitivo mercado do comércio eletrônico quanto para quem já tem um negócio consolidado nesse segmento. Confira:

1. E-commerce nas Empresas Brasileiras

E-commerce nas Empresas Brasileiras imagem descritiva

O autor Eduardo Vaconcelos dá uma série de dicas sobre como fazer a gestão de um e-commerce, desde o planejamento, gerenciamento de equipes, análise de concorrência até a execução de processos necessários para que a loja online se torne um negócio de sucesso.

Outro ponto importante deste livro, é a análise que o autor traça entre os pontos de convergência de negócios online e físicos, tendência de mercado que tem se mostrado cada vez mais forte.

Este livro está disponível no site da Amazon.

2. Sem Limites: do Pequeno Comércio de Sapatos ao Maior E-commerce Esportivo da América Latina

Sem limites imagem descritiva

José Eduardo Costa transformou o case de sucesso da Netshoes, loja online de artigos esportivos, em um livro que é uma verdadeira lição de negócios.

Esse título é fundamental para quem tem grandes planos para um negócio que ainda é pequeno. Costa detalha como foi a trajetória da loja hoje nacional de artigos para esportes desde a época em que era uma pequena loja. 

Outro ponto interessante desse livro é o conteúdo sobre o processo de migrar um negócio físico para um online.

Você encontrou o Sem Limites neste link.

3. A Cauda Longa

A Cauda Longa imagem descritiva

Chris Anderson traz neste livro o conceito dos produtos de nicho, uma tendência muito forte no mercado do comércio eletrônico.

A chamada teoria da cauda longa propõe que é possível gerar bons resultados para um e-commerce apostando em produtos mais competitivos, o que também é capaz de trazer um diferencial para o negócio.

Para criar este livro, o autor se baseou em pesquisas realizadas a partir de dados de grandes lojas online. Hoje, esse é um dos títulos mais importantes sobre e-commerce.

Clique aqui para comprar este título.

4. Otimização de Conversão: a arte e a ciência

Otimização de Conversão imagem descritiva

Dizer que aumentar a conversão de vendas é o objetivo de todo negócio, não chega a ser necessariamente uma grande novidade. Mas nem por isso, é uma tarefa simples. Não à toa, este livro dos autores Khalid Saleh e Ayat Shukairy é um dos principais títulos da literatura para quem trabalha com vendas.

Nesta obra, os autores abordam o conceito de que em e-commerces a conversão é muito mais desafiadora justamente porque não existe a figura do vendedor para convencer o consumidor a realizar a compra, ao contrário do que acontece em lojas online por exemplo. 

Nesse sentido, tudo no site da loja online pode fazer diferença na hora de converter vendas, como menus, botões, o ambiente de checkout, etc. Aposte nesta leitura para aumentar suas vendas online.

Este livro está disponível neste link.

5. A Loja de Tudo, Jeff Bezos e A Era da Amazon

A Loja de Tudo, Jeff Bezos e A Era da Amazon imagem descritiva

Vender e comprar online significa conhecer a Amazon, uma das gigantes dos marketplaces internacionais. Por isso, o livro escrito pelo jornalista Brad Stone é uma leitura fundamental para quem trabalha com e-commerce.

Stone apresenta a trajetória inteira traçada pelo fundador da Amazon, Jeff Bezos, e mostra como sua ousadia na forma de inovar mudou a história dos marketplaces.

Conheça a história da Amazon aqui.

6. Vai fundo!

Vai fundo imagem descritiva

O autor, Gary Vaynerchuk, é especialista em e-commerce e também em mídias sociais, reúne uma série de dicas e práticas para ter sucesso nas vendas pela internet.

O objetivo de Vaynerchuk é mostrar que é possível empreender no meio digital, a partir de estratégias assertivas e muita persistência.

Esta obra está disponível neste link. 

7. Crie Seu Mercado no Mundo Digital

Crie Seu Mercado no Mundo Digital imagem descritiva

Esse é um dos livros mais recentes sobre e-commerce lançados, mas apesar da pouca idade, a obra traz boas estratégias para quem vende online.

O autor, Bruno De Oliveira, trouxe seus mais de 18 anos de experiência no comércio eletrônico para ensinar técnicas de vendas eficientes, além de uma visão ampla do mercado de lojas online do Brasil.

Você encontra a obra do Bruno de Oliveira neste link.

8. Feitas para vencer

Feitas para vencer imagem descritiva

Esse é um dos maiores clássicos da literatura sobre vendas. O autor, Jim Collins, escreve sobre o perfil das empresas que conseguem se manter no topo por um período longo de tempo, sem perder lucratividade ou escalabilidade.

Um dos principais pontos da obra é abordar a cultura corporativa de excelência e suas particularidades na busca pelo sucesso empresarial de negócios que hoje são mundialmente conhecidos.

Este livro está disponível aqui.

9. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo

O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo imagem descritiva

Quando o assunto é converter vendas, não existe indicativo maior para seguir do que o comportamento do consumidor. O autor Michael Solomon traz cases de sucesso para explicar como entender o que e como o  consumidor do seu negócio pensa nesta obra que se tornou uma referência de literatura sobre vendas.

Você encontra esse livro no site das lojas Americanas.

10. Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs

Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs imagem descritiva

A base de uma boa venda está na estratégia e para os e-commerces, o Inbound Marketing é essencial. 

E isso isso fica muito bem explicado pelos autores Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores do Hubspot, no livro “Inbound Marketing – Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs”, com um conteúdo muito bem elaborado sobre técnicas de SEO, busca de palavras-chave e estratégias essenciais para quem quer vender mais online.

Encontre este título aqui. 

Com essa lista de livros sobre e-commerce em mãos, você vai se manter cada vez mais competitivo no mercado e sair na frente na corrida pelo sucesso empresarial.

Quer continuar essa conversa? Fale com a gente pelas nossas redes sociais @tamojuno 🤟