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10 livros essenciais sobre SaaS que você deveria ler

Gerenciar uma empresa SaaS implica em encontrar formas de se manter competitivo no mercado. Uma das principais estratégias para alcançar esse objetivo é investir em conhecimento técnico e especializado. Confira essa lista de livros fundamentais para negócios SaaS.

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Tempo de leitura: 5 minutos

O chamado SaaS, ou Software as a Service, é o tipo de negócio que praticamente dispensa explicações além da própria tradução. A sigla significa uma forma de disponibilizar soluções de tecnologia e software por meio da internet, como um serviço. 

Os negócios SaaS têm ganhado cada vez mais força e visibilidade no mercado e não é pra menos: esse tipo de modelo oferece uma grande acessibilidade, pois os aplicativos SaaS, também chamados de softwares baseados na web, softwares sob demanda ou softwares hospedados, podem ser acessados usando qualquer computador ou dispositivo móvel, como tablets e smartphones.

Como é um modelo de negócio baseado em oferecer serviços, as cobranças recorrentes fazem parte de sua estratégia de precificação, que conta planos mensais, semestrais e anuais. 

No Brasil, o terreno anda muito promissor para empresas Software as a Service. De acordo com dados divulgados pela StartupBase, atualmente existem 13.474 startups em atividade no país. Desse total, 2.609 tem o negócio voltado para B2B, o que representa 47,85%. Já as startups com foco em B2C, representam 28,96%, com um total de 1.579 negócios. 

Leia também: O que é Product-led Growth e como utilizar na sua empresa de SaaS?

Com esse cenário, ainda que muito positivo para quem possui um negócio SaaS, aponta que o nível de competitividade desse segmento está cada vez mais alto. Além de amplo conhecimento de mercado, é preciso também investir em conhecimento técnico, e uma das melhores formas de conseguir isso é por meio da leitura. 

Para garantir que o seu negócio esteja sempre à frente da concorrência, preparamos uma lista com os principais livros sobre SaaS para te ajudar a se manter competitivo no mercado. Vem com a gente!

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Principais livros para converter vendas em empresas SaaS

Criamos uma lista de livros que funciona tanto para quem está começando agora no mercado de empresas Software as a Service quanto para quem já tem um negócio consolidado nessa área. Confira:

1. Receita Previsível

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Dos autores Aaron Ross, ex-diretor de vendas corporativas na Salesforce, e Marylou Tyler, que é a fundadora da Strategic Pipeline, o livro “Receita Previsível”, com o título traduzido para o portugês, é considerado a bíblia de vendas. Justamente por isso, esse título não pode ficar fora da prateleira de empreendedores SaaS. 

Esse importante título para quem lida com negócios, principalmente vendas, mostra como criar estratégias e processos para escalar e expandir vendas em startups de forma rápida e otimizada.

O livro está disponível para venda no site da Americanas.

2. The Sales Acceleration Formula

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Escrito por Mark Roberge, primeiro VP de vendas da Hubspot, o livro traz uma visão ampla do que torna possível o sucesso de um time de vendas, desde cultura, métricas, gestão e remuneração. 

Ainda sem uma versão traduzida para a língua portuguesa, o livro The Sales Acceleration Formula é o tipo de título que, se você tiver a oportunidade, ler mesmo que seja em inglês. 

Você encontra o livro em inglês no site da Amazon.

3. Crossing the Chasm

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Quem acompanha os lançamentos literários com foco em vendas, sabe que a primeira edição do Crossing the Chasm foi lançada antes mesmo do modelo SaaS existir. No entanto, de 1991 para cá, o título passou por uma série de atualizações e passou a se tornar uma referência bibliográfica para quem vende. 

De autoria do Geoffrey A. Moore, o livro na sua versão mais atualizada – e infelizmente disponível apenas em inglês, traz importantes insights de marketing para negócios que comercializam produtos de alta tecnologia.

Um dos principais conceitos adotados pelo autor é a diferença entre os públicos conhecidos como early adopters, que são os pioneiros em adquirir produtos, e os later majority, que representam os compradores tardios e são maioria do público.

Esse título está disponível aqui.

4. O Lado Difícil das Situações Difíceis

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Ben Horowitz, co-fundador da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, traz um aspecto fundamental para o crescimento de empresas SaaS que é a liderança. O título na versão brasileira do livro ganhou o nome de O Lado Difícil das Situações Difíceis e aborda o papel das lideranças na construção de um negócio

Compre o livro neste link.

6. HiperCrescimento

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Escalar rapidamente um negócio é uma das regras de ouro de startups de qualquer linha de negócio, mas especialmente para empresas SaaS. Isso acontece por uma questão de ritmo de mercado e alta de demandas por parte do público.

Tendo esse cenário em mente, o livro HiperCrescimento, dos autores Aaron Ross & Jason Lemkin, não pode ficar de fora dessa lista, pois mostra como criar uma empresa de sucesso e acelerar o seu crescimento por meio de materiais como blogs, vídeos, ebooks, whitepapers, entre outros.

Esse título você encontra aqui.

7. A Máquina Definitiva de Vendas

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Otimizar processos também faz parte do modelo de negócios de empresas SaaS. E o livro A Máquina Definitiva de Vendas, escrito por Chet Holmes entrega de bandeja estratégias para aumentar o potencial da sua empresa de maneira geral. 

Dentre as dicas do autor, você encontra conceitos sobre integração entre áreas, processo de vendas e foco em resultados. 

A versão brasileira desse livro você encontra nesse link.

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8. Sales Development Playbook

Escrito por Trish Bertuzzi, esse título disponível somente em inglês, traz conceitos fundamentais sobre a prospecção e pré-venda e o papel que esses dois processos dentro da área de inside sales desempenham no sucesso de empresas.

Compre pelo link.

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9. O Livro Vermelho de Vendas

Jeffrey Gitomer oferece uma leitura muito direta e objetiva sobre estratégias de sucesso de vendas para empresas que buscam acelerar o processo de crescimento.

Você encontra a versão brasileira aqui.

10. Blueprints for a SaaS Sales Organization

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Para fechar essa lista com chave de ouro, o livro em inglês Blueprints for a SaaS Sales Organization, dos autores Jaco Van Der Kooij e Fernando Pizarro mostra como construir uma equipe de vendas de alto desempenho em um ambiente de vendas de SaaS de sucesso. 

Compre neste link.

Com essa lista de livros sobre vendas em mãos, você vai se manter atualizado sobre o segmento do seu negócio e sair na frente na corrida pelo sucesso empresarial.

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