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10 erros de gestão de custos que sua empresa não pode cometer

Existe uma etapa do planejamento da empresa que não pode ser negligenciada: a gestão de custos. Confira 10 erros muito comuns e saiba como evita-los!

Por Time Juno
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Tempo de leitura: 4 minutos

Para escutar este conteúdo na íntegra você só precisa dar o play! 😉

Fazer a empresa crescer de forma saudável e se destacar é o sonho e objetivo de todo gestor. Mas, além dos principais motivos que podem quebrar uma empresa logo nos primeiros anos, existe uma etapa do planejamento e rotina do negócio que não pode ser negligenciada: a gestão de custos.

O que é a Gestão de Custos?

Ao começar o seu negócio, é necessário ouvir e pesquisar muito sobre logística, gestão de pessoas e, é claro, ter uma boa noção de controle e equilíbrio de despesas. Esses últimos itens são fundamentais para realizar uma boa gestão de custos.

Essa gestão funciona como um agente facilitador para a empresa, pois é a partir dela é possível pagar as contas, ofertar corretamente seus serviços e lucrar com segurança. Deixar os custos empresariais de lado pode trazer problemas para o fluxo de caixa e prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

É por isso que, nesse post, vamos mostrar os 10 erros mais comuns de gestão de custos e como você pode evitar que eles aconteçam na sua empresa. Confira:

Ignorar o custo dos produtos

É fundamental saber que o preço do seu produto varia de acordo com o valor que foi gasto na produção ou na compra com fornecedores.

Não se atentar para o real o preço de cada item pode ser um problema, pois ao entregar o produto final ao cliente, você pode acabar não cobrando o valor ideal. Isso significa que não vai sobrar dinheiro para cobrir as despesas iniciais e nem lucrar com a venda e o seu fluxo de caixa sai prejudicado.

Não considerar custos fixos

Espaço de trabalho, água, energia e salário dos funcionários são alguns exemplos de despesas fixas. Sem o pagamento desses recursos, você corre o risco de ter algum serviço cancelado e ficar sem a infraestrutura básica para trabalhar.

Lembre-se de incluir estes valores de forma justa na hora de cobrar pelo seu produto ou serviço.

Deixar as finanças pessoais e profissionais juntas

Seja na conta do banco ou na planilha de custos, deixar os gastos e lucros pessoais misturados aos valores da empresa, é um erro que pode acarretar consequências graves para o seu negócio, pois isso dificulta o controle do que está entrando ou saindo da conta empresarial.

Além disso, desorganiza o montante real da empresa e pode acabar resultando em falta de dinheiro ou confusões na hora de pagar as contas.

Considerar que o dinheiro a receber já é seu

Previsões e projeções são importantes para o desempenho da empresa e saber como as contas serão pagas no futuro. Você não deve agendar pagamentos, fazer compras ou investimentos sem que o dinheiro esteja realmente no seu caixa.

Lembre-se que o dinheiro de um fornecedor ou cliente é uma receita prevista –  ou seja, poderá sofrer atrasos ou até inadimplência. Por isso, só use o dinheiro que estiver no caixa da empresa.

Não fazer um controle rígido do seu estoque

Você sabe que seu estoque não é infinito. Por isso, lembre-se de constantemente avaliá-lo para identificar a necessidade de novas compras ou substituições.

Ignorar os produtos a adquirir no processo de gestão é o mesmo que ignorar a maior parte do investimento da empresa e isso acaba afetando as análises e balanços.

Com um bom controle do estoque, você evita compras além da sua capacidade de armazenamento. Além de gastos não planejados, consegue articular melhor as entregas para o seu cliente e fazer uma boa gestão de logística. 

Não organizar os relatórios

Em pequenas e médias empresas, o fundador, os sócios e outros gestores costumam realizar mais de uma função. Isso não é um problema, desde que seja dada a devida atenção a todos os departamentos. E claro, o relatório de cada área fique extremamente atualizado.

Relatórios organizados –  seja de recursos humanos ou comunicação –  influenciam as despesas e valores. Isso mantém a segurança do caixa, a identificação de problemas e proporciona soluções mais rápidas.

Ser irresponsável quanto ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa permite tomar decisões, pensar em estratégias para aplicar o capital, manter o estoque em dia e equilibrar as contas.

É preciso fazer o controle de tudo que entra e sai da empresa. O ideal é que este controle seja feito diariamente, para não deixar os problemas financeiros aumentarem com o tempo.

Esquecer o planejamento financeiro

É a partir de um bom planejamento financeiro que você consegue comparar as atividades econômicas, finanças e valores realizados pela empresa, com os seus objetivos do seu negócio.

Deixar o planejamento em segundo plano significa colocar a empresa para caminhar sem um direcionamento ou propostas definidas, o que pode prejudicar o andamento da empresa como um todo.

Não saber aplicar o lucro obtido

Para aumentar o lucro, é preciso reinvestir o valor obtido em um determinado período. Isso significa aumentar o estoque, comprar novos equipamentos ou investir em ações de comunicação.

Colocar o dinheiro em outras frentes, que não sejam diretamente benéficas para a empresa pode afetar a saúde financeira e o crescimento do seu negócio.

Não otimizar os processos

O planejamento e a otimização de processos são fundamentais para ajudar o gestor nas suas tarefas diárias. Procure por aplicativos e plataformas que ajudem a organizar as tarefas de cada colaborador, mantenham as finanças atualizadas e permitam acompanhar os pagamentos realizados pelos clientes.

Conte com a Juno para fazer a gestão dos seus clientes e cobranças direto na plataforma. Com nossos relatórios semanais e mensais, você acompanha como anda a saúde financeira do seu negócio com tranquilidade!