Existe uma etapa do planejamento da empresa que não pode ser negligenciada: a gestão de custos. Confira 10 erros muito comuns e saiba como evita-los!
Fazer a empresa crescer de forma saudável e se destacar é o sonho e objetivo de todo gestor. Mas, além dos principais motivos que podem quebrar uma empresa logo nos primeiros anos, existe uma etapa do planejamento e rotina do negócio que não pode ser negligenciada: a gestão de custos.
O que é a Gestão de Custos?
Ao começar o seu negócio, é necessário ouvir e pesquisar muito sobre logística, gestão de pessoas e, é claro, ter uma boa noção de controle e equilíbrio de despesas. Esses últimos itens são fundamentais para realizar uma boa gestão de custos.
Essa gestão funciona como um agente facilitador para a empresa, pois é a partir dela é possível pagar as contas, ofertar corretamente seus serviços e lucrar com segurança. Deixar os custos empresariais de lado pode trazer problemas para o fluxo de caixa e prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
É por isso que, nesse post, vamos mostrar os 10 erros mais comuns de gestão de custos e como você pode evitar que eles aconteçam na sua empresa. Confira:
Ignorar o custo dos produtos
É fundamental saber que o preço do seu produto varia de acordo com o valor que foi gasto na produção ou na compra com fornecedores.
Não se atentar para o real o preço de cada item pode ser um problema, pois ao entregar o produto final ao cliente, você pode acabar não cobrando o valor ideal. Isso significa que não vai sobrar dinheiro para cobrir as despesas iniciais e nem lucrar com a venda e o seu fluxo de caixa sai prejudicado.
Não considerar custos fixos
Espaço de trabalho, água, energia e salário dos funcionários são alguns exemplos de despesas fixas. Sem o pagamento desses recursos, você corre o risco de ter algum serviço cancelado e ficar sem a infraestrutura básica para trabalhar.
Lembre-se de incluir estes valores de forma justa na hora de cobrar pelo seu produto ou serviço.
Deixar as finanças pessoais e profissionais juntas
Seja na conta do banco ou na planilha de custos, deixar os gastos e lucros pessoais misturados aos valores da empresa, é um erro que pode acarretar consequências graves para o seu negócio, pois isso dificulta o controle do que está entrando ou saindo da conta empresarial.
Além disso, desorganiza o montante real da empresa e pode acabar resultando em falta de dinheiro ou confusões na hora de pagar as contas.
Considerar que o dinheiro a receber já é seu
Previsões e projeções são importantes para o desempenho da empresa e saber como as contas serão pagas no futuro. Você não deve agendar pagamentos, fazer compras ou investimentos sem que o dinheiro esteja realmente no seu caixa.
Lembre-se que o dinheiro de um fornecedor ou cliente é uma receita prevista – ou seja, poderá sofrer atrasos ou até inadimplência. Por isso, só use o dinheiro que estiver no caixa da empresa.
Não fazer um controle rígido do seu estoque
Você sabe que seu estoque não é infinito. Por isso, lembre-se de constantemente avaliá-lo para identificar a necessidade de novas compras ou substituições.
Ignorar os produtos a adquirir no processo de gestão é o mesmo que ignorar a maior parte do investimento da empresa e isso acaba afetando as análises e balanços.
Com um bom controle do estoque, você evita compras além da sua capacidade de armazenamento. Além de gastos não planejados, consegue articular melhor as entregas para o seu cliente e fazer uma boa gestão de logística.
Não organizar os relatórios
Em pequenas e médias empresas, o fundador, os sócios e outros gestores costumam realizar mais de uma função. Isso não é um problema, desde que seja dada a devida atenção a todos os departamentos. E claro, o relatório de cada área fique extremamente atualizado.
Relatórios organizados – seja de recursos humanos ou comunicação – influenciam as despesas e valores. Isso mantém a segurança do caixa, a identificação de problemas e proporciona soluções mais rápidas.
Ser irresponsável quanto ao fluxo de caixa
O fluxo de caixa permite tomar decisões, pensar em estratégias para aplicar o capital, manter o estoque em dia e equilibrar as contas.
É preciso fazer o controle de tudo que entra e sai da empresa. O ideal é que este controle seja feito diariamente, para não deixar os problemas financeiros aumentarem com o tempo.
Esquecer o planejamento financeiro
É a partir de um bom planejamento financeiro que você consegue comparar as atividades econômicas, finanças e valores realizados pela empresa, com os seus objetivos do seu negócio.
Deixar o planejamento em segundo plano significa colocar a empresa para caminhar sem um direcionamento ou propostas definidas, o que pode prejudicar o andamento da empresa como um todo.
Não saber aplicar o lucro obtido
Para aumentar o lucro, é preciso reinvestir o valor obtido em um determinado período. Isso significa aumentar o estoque, comprar novos equipamentos ou investir em ações de comunicação.
Colocar o dinheiro em outras frentes, que não sejam diretamente benéficas para a empresa pode afetar a saúde financeira e o crescimento do seu negócio.
Não otimizar os processos
O planejamento e a otimização de processos são fundamentais para ajudar o gestor nas suas tarefas diárias. Procure por aplicativos e plataformas que ajudem a organizar as tarefas de cada colaborador, mantenham as finanças atualizadas e permitam acompanhar os pagamentos realizados pelos clientes.
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